Projeto pedagógico
Título: | Projeto pedagógico |
Autor(es): | Escola Nacional de Administração Pública (Brasil) |
Editor: | Escola Nacional de Administração Pública |
Idioma: | Idioma::Português:portuguese:pt |
País: | País::BR:Brasil |
Tipo: | Projeto |
Extensão/Indicação de Série: | 20 páginas |
Data: | Jul-2024 |
Detentor dos direitos autorais: | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) |
Termos de uso: | Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa). |
Classificação Temática: | Inteligência Artificial |
Resumo: | Este documento sistematiza as concepções básicas e fundamentos teóricos do “MBA em Ciência de Dados e Inteligência Artificial aplicadas”, regido pela Resolução no 22, de 27 de outubro de 2017, que aprova o Regulamento dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Escola Nacional de Administração Pública - Enap. Especifica ainda as finalidades e a organização curricular integrando conteúdos e práticas no campo da Ciência de Dados. A proposta curricular tem como eixo norteador a relação direta entre a Ciência de Dados e o aumento da capacidade de entendimento dos problemas organizacionais e a tomada de decisões baseada em evidências. |
Palavras-chave: | administração pública; Ciência de Dados; Inteligência Artificial |
Objetivo: | Desenvolver e aprimorar a capacidade e competência profissional de servidores públicos federais que possibilitem aplicar os conhecimentos de Ciências de Dados e Inteligência Artificial na análise e avaliação de Políticas Públicas no âmbito do governo brasileiro em suas diferentes esferas. |
Público alvo: | O curso tem como público-alvo servidoras(es) públicas(os) federais ocupantes de cargo efetivo; Militares integrantes do quadro efetivo das Forças Armadas; e Empregadas(os) públicas(os) federais concursadas(os) de empresas que recebam recursos da União para pagamento de pessoa. |
Contexto de aprendizagem: | O curso será um espaço de aprendizagem coletiva, integrando a teoria e a prática. A participação ativa dos estudantes será demandada nas aulas online, bem como no ambiente virtual de aprendizagem. As atividades envolverão aulas expositivas dialogadas; flash cards de revisão teórica; atividades práticas elaboradas na forma de Jupyter Notebooks; discussões em grupos; participação no ciclo de palestras de Conhecimentos Conexos; laboratório de casos com utilização de bases de dados robustas, onde serão incentivadas as discussões de experiências e a prática na manipulação e análise de bases de dados de Políticas Públicas de Infraestrutura, de Saúde e Sociais. |
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): | 17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável. |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7954 |
Aparece nas coleções: | Master of Business Administration - MBA em em Ciência de Dados e Inteligência Artificial Aplicadas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Projeto Pedagógico MBA em Ciência de Dados e IA Aplicadas (1).pdf | projeto pedagógico | 5.74 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.