Título: 1º lugar: Metodologia para revisão de preço de royalties em concessão florestal
Autor(es): Lima, Ingrid
Editor: VII Prêmio Serviço Florestal Brasileiro em Estudos de Economia e Mercado Florestal
Endereço Eletrônico: https://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4069
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 34 páginas
Data: 2023
Detentor dos direitos autorais: Ingrid Lima
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Desenvolvimento Sustentável
Economia
Meio Ambiente
Resumo: Nos contratos de concessão florestal os concessionários esbarram em dificuldades que não são calculadas durante o processo licitatório. Os valores acordados não preveem a frustração volumétrica que ocorre nas unidades de produção anual. O efeito recai sobre o volume de madeira comercial extraído, sendo abaixo do valor máximo permitido. Portanto, a empresa é penalizada duas vezes, uma na receita pelo menor volume comercializado e outra no domínio dos custos fixos. Podendo solicitar a cláusula de reequilíbrio econômico/financeiro para reajuste dos royalties pagos ao poder concedente. O presente estudo propõe um método para a revisão dos preços de royalties pagos ao Serviço Florestal Brasileiro, órgão responsável pela gestão das concessões florestais federais. Foram coletados dados referentes a matriz de custos e investimentos financeiros da empresa Comércio Ecológico de Madeira Ltda (Cemal), usados na elaboração dos cálculos que balanceiam o preço da matéria prima pagos ao SFB. A metodologia poderá ser utilizada em casos nos quais as empresas solicitem a cláusula de reequilíbrio econômico/financeiro. A Cláusula de reequilibro econômico pode minimizar os problemas de fluxo de caixa das Conceções Florestais e auxiliar estas empresas na busca pela adimplência perante o SFB.
Palavras-chave: reequilíbrio econômico;  manejo florestal;  exploração sustentável;  serviço florestal brasileiro
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 15. Vida terrestre - Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7896
Aparece nas coleções:Prêmio Serviço Florestal Brasileiro em Estudos de Economia e Mercado Florestal
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1 Lugar - VIII Premio SFB - LIMA, Ingrid - METODOLOGIA PARA REVISÃO DE PREÇO.pdf1º lugar - VIII Prêmio SFB472.45 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.