Título: 5º lugar: Análise econômica para produção de pellets de biomassa no oeste do Paraná
Autor(es): Bueno, Grazi
Editor: VII Prêmio Serviço Florestal Brasileiro em Estudos de Economia e Mercado Florestal
Endereço Eletrônico: https://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4069
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 45 páginas
Data: 2023
Detentor dos direitos autorais: Grazi Bueno
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Desenvolvimento Sustentável
Meio Ambiente
Resumo: A biomassa como fonte energética pode ser utilizada na forma de pellets. O Brasil, por sua vez, ainda não tem um mercado expressivo na produção e no consumo de pellets, ainda que existam empresas que já vêm fabricando esse produto para venda ou consumo próprio. Assim, o presente estudo tem como objetivo analisar os custos de produção dos pellets de biomassa de uma empresa localizada no Oeste do Paraná, bem como sua viabilidade econômica. Para tanto, considerou-se os custos fixos e variáveis, que foram levantados por meio de questionário, respondido pelo proprietário, e visita às instalações da fábrica, além de premissas previamente adotadas. Os resultados alcançados, para o mercado regional, apresentaram um custo de produção estimado de 759,48 reais por tonelada, sendo que o custo da matéria-prima representa 46,08%. Na análise econômica, a produção de pellets se mostrou viável, com TIR de 22,36%, e apresentando um payback descontado de cerca de 8 anos, o que comprova a viabilidade da implantação da empresa ao considerar as condições descritas neste trabalho. Nesse sentido, ao avaliar o biocombustível sólido para ser comercializado por massa e não por energia, nota-se que a implantação da fábrica se manifestou favorável, embora não se encontra com facilidade a matéria-prima para produção dos pellets na região.
Palavras-chave: bioenergia;  biocombustível sólido;  custo de produção
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 15. Vida terrestre - Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7892
Aparece nas coleções:Prêmio Serviço Florestal Brasileiro em Estudos de Economia e Mercado Florestal
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
5 Lugar - VIII Premio SFB - BUENO, Grazi - ANÁLISE ECONÔMICA PARA PRODUÇÃO.pdf5º lugar - VIII Prêmio SFB860.88 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.