Um estudo sobre os impactos do modelo cívico-militar nas escolas públicas do Estado de Goiás
Título: | Um estudo sobre os impactos do modelo cívico-militar nas escolas públicas do Estado de Goiás |
Autor(es): | Araújo, Jevuks Matheus de |
Editor: | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) |
Idioma: | Idioma::Português:portuguese:pt |
País: | País::BR:Brasil |
Tipo: | Caderno |
Extensão/Indicação de Série: | Cadernos Enap, 124 Coleção: Cátedras 2021 |
Data: | Mar-2023 |
Detentor dos direitos autorais: | Escola Nacional de Administração Pública (Brasil) |
Termos de uso: | Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa). |
Classificação Temática: | Educação e Docência Políticas Públicas |
Resumo: | Dentre as 27 unidades federativas que compõem a estrutura administrativa do Brasil, o estado de Goiás se destaca pelo pioneirismo na implantação e ampliação de escolas cívico-militares. O programa implantado no Estado de Goiás atende 66 mil alunos em 60 escolas. O objetivo desta pesquisa é avaliar o impacto do programa no desempenho dos alunos em provas padronizadas (Português e Matemática), no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)1 e na taxa de distorção idade-série. |
Palavras-chave: | política educacional; educação; cívico-militar; indicador educacional |
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): | 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. |
Observações/Notas: | Inclui sumário executivo. ISSN n. 0104-7078 https://doi.org/10.21874/catedras2021.124 |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7587 |
Aparece nas coleções: | Cadernos ENAP |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sumário Executivo Caderno 124 Final.pdf | Sumário Executivo Caderno 124 | 113.26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Caderno 124 - Um estudo sobre os impactos do modelo cívico-militar nas escolas-FINAL 2.pdf | Caderno | 9 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.