Título: Profissionais da linha de frente no combate à violência contra as mulheres: o caso da Rede de Atendimento de Santa Maria (RS)
Autor(es): Clemente, Augusto Junior
Brites, Carla Mario
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Endereço Eletrônico: https://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/issue/view/368
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Artigo
Extensão/Indicação de Série: Revista do Serviço Público - RSP, v. 73, n. 2, 287-314 p.
Data: Abr-2022
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Brasil)
Termos de uso: Termo::Creative Commons - Uso Não Comercial - Compartilhamento pela mesma Licença (by-nc-sa): Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem obras derivadas sobre a obra original, desde que com fins não comerciais e contanto que atribuam crédito ao autor e licenciem as novas criações sob os mesmos parâmetros. Outros podem fazer o download ou redistribuir a obra da mesma forma que na licença anterior, mas eles também podem traduzir, fazer remixes e elaborar novas histórias com base na obra original. Toda nova obra feita a partir desta deverá ser licenciada com a mesma licença, de modo que qualquer obra derivada, por natureza, não poderá ser usada para fins comerciais. Fonte: http://creativecommons.org.br/as-licencas/
Classificação Temática: Gestão Pública
Políticas Públicas
Políticas Sociais
Resumo: Esta pesquisa analisa a rede de atendimento às mulheres em situação de violência da cidade de Santa Maria/RS, especificamente, os profissionais que atuam no Centro de Referência Especializada de Assistência Social, Hospital Universitário de Santa Maria e Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher. O objetivo é compreender a atuação desses profissionais na implementação da política em tela, respondendo as seguintes perguntas: qual a natureza e características do trabalho desempenhado por esses profissionais? Como eles executam suas funções no atendimento das mulheres vítimas de violência? Como percebem o preparo da rede de atendimento, dos equipamentos onde atuam e de si próprios para implementarem a política? Foram realizadas 10 entrevistas em profundidade com roteiro semiestruturado, que, posteriormente, foram submetidas às análises de conteúdo e de redes semânticas. Conclui-se pela pouca articulação da rede de atendimento e distintas abordagens do processo de implementação.
Palavras-chave: políticas públicas;  violência contra a mulher;  direito da mulher
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
Observações/Notas: ISSN Impresso: 0034-9240
ISSN Eletrônico: 2357-8017
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7426
Aparece nas coleções:Revista do Serviço Público: de 2021 a atual
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Profissionais da linha de frente no combate à violência contra as mulheres.pdfProfissionais da linha de frente no combate à violência contra as mulheres4.41 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.