Título: Avaliação ex-post do programa 4004 - “transparência, integridade e combate à corrupção”: uma análise de desenho
Autor(es): Santos, Romualdo Anselmo dos
Contribuidor: Couto, Bruno Gontyjo do (Orientador)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 31 páginas
Data: Set-2022
Detentor dos direitos autorais: Romualdo Anselmo dos Santos
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Análise e Ciência de Dados
Políticas Públicas
Resumo: Trata-se de pesquisa exploratória, com base na teoria da mudança e fundamentos teóricos da avaliação de políticas públicas, da transparência, participação e controle social, com o propósito de analisar o desenho do Programa 4004 – “Transparência, integridade e combate à corrupção”, incluído no ciclo do PPA 2020-2023. Tratou-se de uma avaliação ex-post, concentrada em verificar se o desenho proposto atenderia objetivos (impactos) previstos no Programa, quais sejam, o fortalecimento da transparência e da participação social. O aspecto metodológico aplicado partiu de modelo lógico e de uma estrutura da teoria da mudança, compreendendo a identificação dos recursos, ações, insumos, indicadores e atividades do Programa 4004 e suas interrelações. Foram utilizadas como referências as avaliações realizadas pela Controladoria-Geral da União (CGU), órgão responsável pelo Programa. A pesquisa valeu-se ainda de análise de dados de participação e de transparência constantes de bases públicas para substanciar o diagnóstico da realidade a qual a intervenção estatal pretendeu alterar com o Programa. A avaliação aponta para falhas no desenho do Programa 4004 que comprometem o atingimento dos objetivos (impactos), em destaque a ausência de indicadores para produtos, processos e impactos e a não correspondência entre fases da teoria da mudança, em particular entre os resultados e os impactos.
Palavras-chave: avaliação;  transparência pública;  corrupção;  políticas públicas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7400
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Artigo Romualdo Santos (1).pdfArquivo principal904.23 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.