Título: Análise da evolução do acesso a abastecimento de água e esgotamento sanitário de 2011 a 2020 com base nas informações do SNIS
Autor(es): Wegelin, Maria Júlia Castro
Contribuidor: Macêdo, Hélio Bomfim de (Orientador)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 34 páginas
Data: 2022
Detentor dos direitos autorais: Maria Júlia Castro Wegelin
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Análise e Ciência de Dados
Políticas Públicas
Resumo: A partir da compreensão da importância de se ter saneamento básico como um fator essencial para o desenvolvimento de um país, este trabalho tem como objetivo realizar uma avaliação ex-post da ampliação do acesso a abastecimento de água e esgotamento sanitário entre 2011 e 2020. O estudo poderá servir de referência para futuros trabalhos que busquem avaliar o impacto da Lei nº 14.026/2020 na aceleração da ampliação do acesso aos serviços de saneamento. A metodologia consistiu na aplicação de técnicas de ciências de dados, utilizandose a linguagem Python. Como resultado, verificou-se que pouco se avançou na redução das desigualdades regionais e que, com os níveis atuais de investimentos, as metas estabelecidas no Plano Nacional de Saneamento Básico para 2033 não serão atingidas. Listou-se também os dez municípios com maiores avanços, que podem servir de estudo de caso para implementação de ações de sucesso em outros municípios.
Palavras-chave: saneamento básico;  avaliação;  investimento;  políticas públicas
Objetivo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialização em Ciência de Dados aplicada a Políticas Públicas pela Escola Nacional de Administração Pública – ENAP.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7355
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Maria Julia Castro Wegelin.pdfArquivo principal2.6 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.