Título: Advocacia da Concorrência 2º Lugar: O lobby como instrumento democrático de elaboração de políticas públicas: um estudo comparado entre o Brasil e o Chile (1988-2014)
Autor(es): Carneiro, Giovana Santos
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Artigo
Extensão/Indicação de Série: 32 páginas
Data: 2022
Detentor dos direitos autorais: Giovana Santos Carneiro
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão Pública
Política Externa e Relações Internacionais
Políticas Públicas
Regulação
Resumo: As Relações Internacionais, de forma geral, são influenciadas por diversos fatores históricos, políticos e econômicos ao redor do mundo. Após os regimes ditatoriais na América Latina no final do século XX, esses fatores começaram cada vez mais a serem tratados em seus estudos. Visando entender como se dão esses aspectos após a redemocratização da América Latina, surge a seguinte pergunta de pesquisa: Como o lobby pode auxiliar no desenvolvimento democrático de políticas públicas? Para responder a esse questionamento o trabalho dividiu-se em três tópicos, realizando um estudo comparado entre o Brasil e o Chile em seus respectivos períodos de redemocratização. No tocante a variável dependente, temos, pois, a apresentação do lobby com um papel fundamental no monitoramento e desenvolvimento democrático de políticas públicas. Como variáveis independentes serão analisados: o processo pelo qual o profissional de lobby pode influenciar a elaboração de políticas públicas; como o lobby ajudou nas políticas públicas no Brasil e no Chile após a redemocratização de ambos os países; a necessidade de regulamentação da atividade e ainda estudar como a sociedade civil pode participar da elaboração de políticas públicas; e aumentar a participação democrática no processo decisório.
Palavras-chave: políticas públicas;  relações internacionais;  regulação
Público alvo: Especializado
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
Observações/Notas: I Prêmio SEAE de Artigos em Advocacia da Concorrência e Regulação Econômica - Categoria 1: Advocacia da concorrência
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7247
Aparece nas coleções:Prêmio SEAE - Secretaria de Acompanhamento Econômico (2006 A 2022)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1.2. ID 106 - Artigo- editorado.pdfO lobby como instrumento democrático de elaboração de políticas públicas: um estudo comparado entre o Brasil e o Chile (1988-2014)596.56 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.