Título: Fundo Garantidor Para Investimentos (FGI): garantias como ferramentas para a inclusão financeira dos pequenos negócios brasileiros.
Autor(es): Nascimento, Alfredo Gonçalves
Contribuidor: Guerriero, Ian Ramalho (Orientador)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Dissertação
Extensão/Indicação de Série: 108 páginas
Data: 2022
Detentor dos direitos autorais: Alfredo Gonçalves Nascimento
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Economia
Governança
Políticas Públicas
Resumo: No Brasil, a dificuldade no acesso ao crédito pelos pequenos negócios é uma agrura enfrentada por diversas políticas públicas dispersas e pouco coordenadas. A atividade creditícia desempenha um papel fundamental, com potencial para influir no desenvolvimento econômico. A falta de cobertura das garantias é a base das barreiras enfrentadas pelos pequenos negócios para a obtenção de recursos. A crise financeira de 2008 e a pandemia da Covid-19, em 2020, impactaram gravemente na geração de emprego e na disponibilidade de crédito para o setor privado, especialmente para os pequenos negócios, todavia incentivaram a criatividade dos stakeholdes na busca de soluções que permitissem às MPEs acessar o crédito em condições mais favoráveis. Um dos mecanismos utilizados no enfrentamento dos impactos econômicos destas crises, foi o Fundo Garantidor para Investimentos (FGI). Esta dissertação identificará se o FGI contribuiu para a inclusão financeira dos pequenos negócios do Brasil entre 2009 e 2020. Para alcançar esse objetivo analisou-se o mercado de crédito para microempresas e empresas de pequeno porte, bem como identificou-se o papel do Fundo como ofertante de garantias de crédito para pequenos negócios. A metodologia utilizada foi a análise qualitativa do tipo descritiva, por meio de fontes de pesquisa majoritariamente primárias. A pesquisa valeu-se, também, da coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas, no modelo formalizado com perguntas abertas e fechadas, com os atores que influenciaram na elaboração, na implementação e na execução da política pública. Os resultados demonstram que, o FGI, como política pública, favoreceu o acesso ao crédito e melhores condições, sendo um importante instrumento para auxiliar os pequenos negócios na obtenção de garantias de crédito. Desde 2009, foram beneficiados 36.717 pequenos negócios com operações garantidas pelo Fundo. Todavia, a fim de obter resultados mais assertivos e representativos é necessária uma concertação das políticas públicas de garantias existentes no Brasil.
Palavras-chave: Fundo Garantidor para Investimentos (FGI);  políticas públicas;  microempresa;  crédito;  microempreendedor individual;  empresa de pequeno porte
Objetivo: Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado em Governança e Desenvolvimento da Escola Nacional de Administração Pública – ENAP como requisito para obtenção do título de Mestre em Governança e Desenvolvimento.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7144
Aparece nas coleções:Mestrado Enap - Dissertações e Projetos de Intervenção
Arquivos associados a este item:


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.