Título: Identificação de lacunas de competências individuais no âmbito do Departamento de Certificação de Entidade Beneficentes de Assistência Social em Saúde (DCEBAS) do Ministério da Saúde (MS).
Autor(es): Santos, Julyson da Silva
Contribuidor: Vieira, Mara Lúcia Monteiro (Orientadora)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 32 páginas
Data: Jun-2021
Detentor dos direitos autorais: Julyson da Silva Santos
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão de Pessoas
Inovação
Resumo: Este trabalho visa identificar as possíveis necessidades de aprendizagem dos colaboradores do Departamento de Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social em Saúde (DCEBAS) no âmbito do Ministério da Saúde (MS). Neste estudo foi aplicado o modelo de gestão por competências que permitiu realizar a análise de documentação estratégica do órgão e aplicar um questionário estruturado aos gestores e colaboradores do DCEBAS no MS. Da metodologia, espera-se descrever as competências individuais e identificar as lacunas de desenvolvimento, de modo a subsidiar futuras políticas de capacitação. Nesse contexto, a pesquisa foi capaz de levantar competências individuais transversais, e além disso, foram identificadas lacunas nas competências descritas. Dos resultados obtidos, foi possível concluir que, as competências descritas neste trabalho podem ser expandidas às demais unidades do Ministério da Saúde (MS); além do mais, a avaliação de necessidade de aprendizagem poderá apresentar maior precisão caso seja adotada a avaliação 180° graus, sendo no caso um método de análise de colaboradores, onde os responsáveis pela avaliação são os gestores.
Palavras-chave: mapeamento;  competências individuais;  aprendizagem;  Ministério da Saúde
Objetivo: Artigo apresentado ao curso de MBA em Pessoas, Inovação e Resultados, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Pessoas, Inovação e Resultados.
Público alvo: Interessados em Pessoas, Inovação e Resultados.
Contexto de aprendizagem: Carga Horária - 360 horas.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6593
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
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