Building relational capacities from institutional arrangements: lessons based on the construction of Salvador's subway system
Título: | Building relational capacities from institutional arrangements: lessons based on the construction of Salvador's subway system Construindo capacidades relacionais a partir de arranjos institucionais: aprendizados da construção do sistema metroviário de Salvador Construyendo capacidades relacionales a partir de arreglos institucionales: aprendizajes de la construcción del sistema de metrode Salvador |
Autor(es): | Lima, Victor Bastos Vaz, José Carlos |
Editor: | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) |
Endereço Eletrônico: | https://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/issue/view/266 |
Idioma: | Idioma::Inglês:English:en |
País: | País::BR:Brasil |
Tipo: | Artigo |
Extensão/Indicação de Série: | Revista do Serviço Público - RSP, v. 71, n. b p., 78-116 |
Data: | Out-2020 |
Detentor dos direitos autorais: | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) |
Termos de uso: | Termo::Creative Commons - Uso Não Comercial (by-nc): Esta licença permite que outros remixem, adaptem, e criem obras derivadas sobre a obra licenciada, sendo vedado o uso com fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao autor nos créditos e também não podem ser usadas com fins comerciais, porém as obras derivadas não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos desta licença. Fonte: http://creativecommons.org.br/as-licencas/ |
Classificação Temática: | Gestão Pública Infraestrutura |
Resumo: | This article aims to study the construction process of the subway system in the Brazilian cities of Salvador and Lauro de Freitas, investigating the constraints of state agencies to build this subway infrastructure. By examining the structures created to produce this urban infrastructure policy, this paper tries to explain how institutional arrangements of public policies condition state agency, in other words, how they enhance or undermine the formation of policy capacities to deliver subway infrastructure. The qualitative analysis of the data suggests that the design of institutional arrangements and their change influence the availability and mobilization of actors, resources, competences and policy instruments towards the promotion of efficacy and legitimacy in this policy. Este artigo tem como objetivo estudar o processo de construção do sistema metroviário nas cidades brasileiras de Salvador e Lauro de Freitas, investigando as limitações das organizações públicas para a construção dessa infraestrutura metroviária. Ao examinar as estruturascriadas para produzir essa política de infraestrutura urbana, este artigo tenta explicar como os arranjos institucionais de políticas públicas condicionam o poder de ação estatal em sua faceta relacional, em outras palavras, como eles aumentam ou prejudicam a formação de capacidades relacionais para entregar infraestrutura metroviária. A análise qualitativa dos dados sugere que o desenho dos arranjos institucionais e suas mudanças influenciam a disponibilidade e mobilização de atores, recursos, competências e instrumentos políticos para a promoção da eficácia e legitimidade dessa política pública. Este artículo tiene como objetivo estudiar el proceso de construcción del sistema de metro en las ciudades brasileñas de Salvador y Lauro de Freitas, investigando las limitaciones de los organismos públicos para la construcción de esta infraestructura de metro. Al examinar las estructuras creadas para producir esta política de infraestructura urbana, este artículo trata de explicar cómo los arreglos institucionales de políticas públicas condicionan el poder de la acción estatal en su aspecto relacional, es decir, cómo aumentan o dificultan la formación de capacidades relacionales para entregar infraestructura de metro. El análisis cualitativo de los datos sugiere que el diseño de los arreglos institucionales y sus cambios inciden en la disponibilidad y movilización de actores, recursos, competencias e instrumentos políticos para promover la efectividad y legitimidad de esta política pública. |
Palavras-chave: | políticas públicas; infraestrutura pública; gestão organizacional; política urbana; administração pública federal |
Objetivo: | Este artigo tem como objetivo estudar o processo de construção do sistema metroviário nas cidades brasileiras de Salvador e Lauro de Freitas, investigando as limitações das organizações públicas para a construção dessa infraestrutura metroviária. |
Público alvo: | Servidores, Especialistas e demais interessados |
Contexto de aprendizagem: | A análise qualitativa dos dados sugere que o desenho dos arranjos institucionais e suas mudanças influenciam a disponibilidade e mobilização de atores, recursos, competências e instrumentos políticos para a promoção da eficácia e legitimidade dessa política pública. |
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): | 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. |
Observações/Notas: | ISSN Impresso: 0034-9240 ISSN Eletrônico: 2357-8017 |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6265 |
Aparece nas coleções: | Revista do Serviço Público: de 2011 a 2020 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
4076-Texto do Artigo-16508-1-10-20201006.pdf | Building relational capacities from institutional arrangements: lessons based on the construction of Salvador's subway system | 439.58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.