Programa oficinas itinerantes: ações proativas em favor das atividades fins da UFPA
Título: | Programa oficinas itinerantes: ações proativas em favor das atividades fins da UFPA |
Autor(es): | Pará. Universidade Federal do Pará (UFPA) |
Editor: | Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) |
Endereço Eletrônico: | http://inovacao.enap.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=169&Itemid=32 |
Idioma: | Idioma::Português:portuguese:pt |
País: | País::BR:Brasil |
Tipo: | Relato de Experiência |
Extensão/Indicação de Série: | Número de páginas: 6 p. |
Data: | Mar-2000 |
Detentor dos direitos autorais: | Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) |
Termos de uso: | Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais patrimoniais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc). |
Classificação Temática: | Inovação |
Resumo: | O Programa Oficinas Itinerantes objetiva disponibilizar as instalações da Universidade Federal do Pará-UFPA e o potencial intelectual e de trabalho da comunidade universitária, representada por Professores, Alunos e Técnico-Administrativos, promovendo ações de Educação pelo Trabalho, através de cursos profissionalizantes, tais como : carpintaria,refrigeração, eletro-eletrônica, hidráulica, eletricidade e jardinagem , os quais serão acrescidos de outros conhecimentos que visem fortalecer a formação de jovens, sendo tais ações operacionalizadas em atendimento aos Programas desenvolvidos por Instituições Assistenciais , que buscam resgatar a cidadania de adolescentes em situação de risco social. Através da construção de parcerias, é priorizado o investimento na valorização da infra estrutura acadêmica da Instituição,destacando as salas de aula, bem como colaborar com a comunidade carente na estruturação de espaços educativos, com ações de recuperação e doação de materais permanentes, convertendo-se assim em benefícios à sociedade.A proposta em questão oferece, também, uma rica experiência de estágio para o acadêmico inserido no Programa, com um grande enfoque para a sensibilização e inserção nas questões sociais |
Palavras-chave: | Responsabilidade Social; Universidade Pública; Manutenção; Parceria; Inclusão Social; Formação Profissional; Assistência Social; Extensão Universitária; Manutenção; Gestão de Campi |
Objetivo: | São os objetivos da iniciativa: reestruturar as atividades meio, com vistas a apoiar as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, bem como promover uma maior interação entre a unidade executora e os usuários da mesma; estabelecer convênios com instituições que disponham de Programas de Capacitação pelo Trabalho à Adolescentes, com a finalidade de contemplar o objetivo geral do programa; construir parcerias internas e externas em favor da Instituição e da comunidade carente; combater o desperdício dentro da Instituição, em todos os seus aspectos |
Público alvo: | Servidores públicos |
Observações/Notas: | Iniciativa premiada no 4º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal sob responsabilidade de Gina Barbosa Calzavara Ações premiadas no 4º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal - Prêmio Hélio Beltrão – 2000 Área temática: gestão e desenvolvimento de pessoas |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/593 |
Aparece nas coleções: | Concurso Inovação: de 1996 a 2000 (1ª a 5ª edição) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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