Título: A contribuição dos povos indígenas para o fortalecimento da recuperação da vegetação nativa no Brasil
Autor(es): Santos, Nathali Germano dos
Contribuidor: Scaramuzza, Carlos Alberto de Mattos (Orientador)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 38 páginas
Data: Jul-2020
Detentor dos direitos autorais: Nathali Germano dos Santos
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Meio Ambiente
Resumo: A participação indígena nas estratégias de recuperação da vegetação nativa do Brasil, diante dos passivos ambientais e das exigências legais existentes, bem como dos compromissos internacionais e nacionais firmados, tem sido incipiente diante do potencial que seus territórios, saberes, conhecimentos e práticas proporcionam à conservação e ao uso sustentável dos ecossistemas. A atuação do órgão indigenista ainda é pouco expressiva no sentido de orientar, organizar e promover iniciativas de recuperação. Este trabalho tem como objetivo visibilizar o papel de povos e territórios indígenas em prover conhecimentos, práticas e insumos para a recuperação da vegetação nativa, bem como de contribuir para a atuação da Funai na temática. Os principais resultados indicam que a integração do saber ecológico local e o engajamento das comunidades locais, em especial os povos indígenas, são fundamentais à recuperação da vegetação nativa no Brasil e que a Funai pode ter uma função relevante nessa agenda.
Palavras-chave: Fundação Nacional do Índio (Funai);  vegetação nativa;  povos indígenas;  recuperação;  meio ambiente
Objetivo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão de Políticas Ambientais.
Público alvo: Especialistas e interessados em Gestão de Políticas Ambientais.
Contexto de aprendizagem: 348 horas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 15. Vida terrestre - Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5601
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nathali Germano.pdfartigo principal433.4 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.