Advocacia da Concorrência 1º Lugar: “Grandfathering” versus regulação realocativa de infraestrutura escassa: efeitos concorrenciais da redistribuição de recursos aeroportuários em situação de congestionamento
Título: | Advocacia da Concorrência 1º Lugar: “Grandfathering” versus regulação realocativa de infraestrutura escassa: efeitos concorrenciais da redistribuição de recursos aeroportuários em situação de congestionamento |
Autor(es): | Oliveira, Alessandro Vinícius Marques de |
Editor: | Esaf |
Idioma: | Idioma::Português:portuguese:pt |
País: | País::BR:Brasil |
Tipo: | Monografia/TCC |
Extensão/Indicação de Série: | 58 páginas |
Data: | 2012 |
Detentor dos direitos autorais: | Alessandro Vinícius Marques de Oliveira |
Termos de uso: | Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original. |
Classificação Temática: | Orçamento e Finanças |
Resumo: | Este trabalho visa a quantificar os impactos concorrenciais de regras regulatórias de realocação de recursos aeroportuários escassos, como áreas aeroportuárias e slots de pouso e decolagem, em contraposição à adoção de um regime de grandfathering. Enquanto na regulação realocativa a autoridade setorial redistribui recursos detidos por grandes incumbentes, repassando-os para pequenas, médias ou novas empresas, no regime de grandfathering o regulador fortalece a dotação histórica, ratificando o controle pelas grandes empresas. No Brasil, as autoridades vêm trabalhando em uma reforma regulatória da matéria, regulada pelas Resoluções Anac no 2/2006 e no 113/2009. Efetuou-se uma modelagem econométrica de escolha, seguida pela estimação do poder de mercado das empresas. A partir de um jogo bayesiano, apontaram-se os incentivos das autoridades em impor regulamentos redistributivos e a eficácia do lobby das firmas reguladas em cenários com e sem crise econômica. São duas as contribuições do trabalho no sentido de ampliar o entendimento da concorrência no setor aéreo brasileiro: 1) efetuou-se o primeiro estudo dos impactos concorrenciais de medidas regulatórias realocativas em aeroportos; e 2) realizou-se um estudo empírico da questão da internalização das externalidades de congestionamento pelas operadoras, com implicações para a precificação do congestionamento na infraestrutura aeroportuária do país. |
Palavras-chave: | regulação; econometria; aeroporto; direito econômico; anac; infraestrutura |
Objetivo: | Tema: Advocacia da Concorrência Monografia apresentada ao VII Prêmio SEAE de monografias em advocacia da concorrência e regulação econômica - Monografias premiadas 2012 |
Público alvo: | Especializado |
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): | 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. |
Observações/Notas: | Texto publicado no VII Prêmio SEAE de monografias em advocacia da concorrência e regulação econômica |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5401 |
Aparece nas coleções: | Prêmio SEAE - Secretaria de Acompanhamento Econômico (2006 A 2022) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1-lugar-tema-1.pdf | 4.56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.