Regulação Econômica 2º Lugar: Uma análise econômico-institucional do mercado de transporte aéreo doméstico de passageiros no Brasil: falhas de governo ou falhas de mercado?
Título: | Regulação Econômica 2º Lugar: Uma análise econômico-institucional do mercado de transporte aéreo doméstico de passageiros no Brasil: falhas de governo ou falhas de mercado? |
Autor(es): | Santos, Rogério Soares Dantas dos |
Editor: | Esaf |
Idioma: | Idioma::Português:portuguese:pt |
País: | País::BR:Brasil |
Tipo: | Monografia/TCC |
Extensão/Indicação de Série: | 70 páginas |
Data: | 2011 |
Detentor dos direitos autorais: | Rogério Soares Dantas dos Santos |
Termos de uso: | Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original. |
Classificação Temática: | Orçamento e Finanças |
Resumo: | Após o processo de desregulamentação do Mercado de Transporte Aéreo de Passageiros, em 1989, o governo brasileiro declarou entender que estaria ocorrendo concorrência predatória no setor. Isso o teria levado a retornar, em 2003, ao modelo que havia sido substituído. Este trabalho procura demonstrar que faltou uma reflexão aprofundada sobre os verdadeiros problemas que levaram à concentração. Na tentativa de identificar os principais fatores limitadores do crescimento sustentado do setor, procurou-se fazer uma crônica do ocorrido argumentando que o equivocado diagnóstico de um problema levou ao agravamento dos problemas identificados. Este trabalho foca fatores que privam a liberdade de entrada, atentando ao fato de que não significa relaxar qualquer restrição, muito menos de presumir que um número maior de empresas é preferível a um número menor. Assim, buscou-se mostrar como o sistema de distribuição de slots, por um lado é capaz de reproduzir alguns efeitos da contestabilidade, mas por outro possibilita a prática de concorrência predatória. O trabalho mostra como a regulamentação estatal impede uma salutar concorrência entre as empresas do setor, na medida em que torna desnecessária a ação deliberada das incumbentes para evitar que sua posição seja contestada. |
Palavras-chave: | regulação; transporte aéreo; análise econômica; agência reguladora; direito econômico; estado |
Objetivo: | Tema: Regulação econômica Monografia apresentada ao VI Prêmio SEAE de monografias em defesa da concorrência e regulação econômica - Monografias premiadas 2011 |
Público alvo: | Especializado |
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): | 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. |
Observações/Notas: | CR-ROM Texto publicado no VI Prêmio SEAE de monografias em defesa da concorrência e regulação econômica - Monografias premiadas 2011 |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5344 |
Aparece nas coleções: | Prêmio SEAE - Secretaria de Acompanhamento Econômico (2006 A 2022) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2-lugar-tema-2.pdf | 263.78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.