Título: Laboratório Central da Eletronorte : Lacen
Autor(es): Centrais Elétricas do Norte do Brasil S/A (Eletrobras). Eletronorte
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Endereço Eletrônico: http://inovacao.enap.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=222&Itemid=32
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Relato de Experiência
Extensão/Indicação de Série: Número de páginas: 6 p.
Data: Mar-2002
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais patrimoniais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc).
Classificação Temática: Inovação
Resumo: O Laboratório Central, também denominado Lacen é uma superintendência da Diretoria de Produção e Comercialização – DC da Eletronorte, responsável pelo estudo e desenvolvimento de novas metodologias de ensaios, calibrações e técnicas de manutenção. Observou-se que o sistema de trabalho da unidade carecia de integração. Evidenciou-se a melhoria no ambiente de trabalho a partir do momento em que os colaboradores passaram a se concentrar em suas atividades-fim, deixando de realizar tarefas manuais e repetitivas (anotações e cálculos manuais que após iriam alimentar relatórios e planilhas nos meios informatizados) que puderam ser automatizadas, e tarefas antes redundantes que passaram a ser realizadas somente pelos processos administrativos competentes. A utilização racional de meios informatizados fez com que a disponibilização sistemática da informação aos colaboradores em tempo hábil, de acordo com suas competências e necessidades, não só contribuísse para melhorar as condições de trabalho dos mesmos quanto para reduzir o tempo de realização destas tarefas, aumentando a qualidade dos serviços prestados e, conseqüentemente, o índice de satisfação dos clientes do Lacen
Palavras-chave: Planejamento Estratégico;  Desempenho Institucional;  Gestão Estratégica
Objetivo: São os objetivos da iniciativa: harmonizar o funcionamento global do sistema de trabalho; garantir o respeito às normas do Sistema da Qualidade; aumentar o índice de satisfação do cliente através da diminuição do tempo de resposta dos serviços requisitados; extrair informações consistentes de cunho gerencial a respeito das atividades realizadas no Lacen; implantar um sistema de controle de fácil integração entre o usuário e a máquina (easy-to-use) com baixo custo e alta performance
Público alvo: Servidores Públicos
Observações/Notas: Iniciativa premiada no 6º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal sob responsabilidade de Luis Cláudio da Silva Frade
Ações premiadas no 6º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal - Prêmio Hélio Beltrão - 2001
Áreas temáticas: planejamento e gestão estratégica; planejamento, gestão e desempenho institucional
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/529
Aparece nas coleções:Concurso Inovação: de 2001 a 2005 (6ª a 10ª edição)
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