Título: Comparação dos valores de despesa média por leito entre diferentes modelos de gestão de hospitais universitários no Brasil
Autor(es): Ribeiro, Fábio Campelo Santos da Fonseca
Contribuidor: Santos, Rita de Cássia Leal Fonseca dos (Orientadora)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 19 páginas
Data: Mar-2020
Detentor dos direitos autorais: Fábio Campelo Santos da Fonseca Ribeiro
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão Pública
Resumo: O presente artigo é um estudo descritivo, com abordagem quantitativa, que pretende comparar os valores de despesa média anual por leito entre grupos de hospitais que representam os três modelos de gestão de hospitais universitários no Brasil, no período entre 2014 e 2018, a fim de avaliar qual modelo apresenta o menor valor. A partir dos dados obtidos em bases oficiais disponíveis, tais como SIAFI e CNES, e outros complementares, fornecidos pela própria Ebserh, foram definidos os valores para esse indicador. Ao final, verificou-se que os valores de referência para o grupo de hospitais da Ebserh representaram os menores valor dentre os três grupos, durante todos os anos da série pesquisada. A partir dos resultados, buscou-se identificar alguns fatores que pudessem explicar tal diferença, mas não houve evidência conclusiva. Nesse sentido, são necessários estudos mais aprofundados que obtenham evidências mais conclusivas acerca das vantagens e desvantagens econômicas de cada modelo de gestão.
Palavras-chave: administração pública;  estrutura organizacional;  hospital universitário
Objetivo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública.
Público alvo: Especialistas e interessados em Gestão Pública.
Contexto de aprendizagem: 378 horas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.;  17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5169
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fabio Campelo.pdfartigo principal320.91 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.