Título: Avaliação de desempenho e o perfil do avaliador de uma determinada força armada brasileira
Autor(es): Capanema, Rodrigo Marchon
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 46 Páginas
Data: Abr-2020
Detentor dos direitos autorais: Rodrigo Marchon Capanema
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão Pública
Resumo: Este artigo fez um levantamento de dados relativos à avaliação de desempenho dentro de uma Força Armada Brasileira. Seu objetivo principal foi verificar a existência de uma relação entre o perfil profissional dos avaliadores e as notas atribuídas aos avaliados, durante o processo de avaliação de desempenho dos graduados dessa Força. Para tanto, realizou-se uma pesquisa quantitativa, de caráter descritivo, utilizando a técnica documental para a coleta de dados, através de um sistema informatizado utilizado pela Força. Os dados analisados apontam para a existência de uma cultura de leniência no processo avaliativo e em quais grupos de avaliadores isso fica mais evidente, assim como outras tendências de avaliação apresentadas pelos avaliadores. Em seguida, são propostas algumas alternativas, já validadas pela literatura, para minimizar a subjetividade das avaliações. Após a conclusão dessas etapas, foram relatadas as contribuições e limitações da pesquisa e foram feitas sugestões para estudos futuros.
Palavras-chave: administração pública;  avaliação de desempenho;  forças armadas;  gestão de pessoas
Objetivo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública.
Público alvo: Interessados em Gestão Pública
Contexto de aprendizagem: 378 horas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5160
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
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