Análise comparativa do desempenho orçamentário das organizações de ensino do comando da aeronáutica ‒ COMAER
Título: | Análise comparativa do desempenho orçamentário das organizações de ensino do comando da aeronáutica ‒ COMAER |
Autor(es): | Santos, Lucilady Correia Dos |
Contribuidor: | Santos, Rita de Cássia Leal Fonseca dos (Orientadora) |
Editor: | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) |
Idioma: | Idioma::Português:portuguese:pt |
País: | País::BR:Brasil |
Tipo: | Monografia/TCC |
Extensão/Indicação de Série: | 22 páginas |
Data: | Mar-2020 |
Detentor dos direitos autorais: | Lucilady Correia Dos Santos |
Termos de uso: | Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original. |
Classificação Temática: | Economia Educação e Docência Gestão Pública Orçamento e Finanças |
Resumo: | A crescente demanda por recursos públicos esboçada pelos órgãos da Administração Pública Federal tem transformado o processo de gestão orçamentária em uma ferramenta essencial e fundamental no tocante ao desempenho dessas instituições. O objeto deste estudo é averiguar as distinções que existem no tocante ao desempenho orçamentário das organizações de ensino do Comando da Aeronáutica através de um comparativo entre elas. O objetivo do trabalho é demonstrar que mesmo diante de um arcabouço de lesgilações, regras e procedimentos estabelecidos, um grupo de organizações públicas apresentam um desempenho orçamentário diferente, posto que as suas práticas divergem em pontos expressivos e refletem as práticas de cada uma na gestão dos seus recursos públicos. Por meio da análise descritiva, quantitativa e qualitativa dos dados anuais da execução orçamentária das despesas retirados do sistema tesouro gerencial e da aplicação de questionamentos às cinco escolas do comando da aeronáutica, conclui-se que: as práticas do processo de gestão orçamentária são diferentes em todas as avaliadas, constatando-se que há uma correlação negativa em relação à execução orçamentária das escolas, e correlação moderada nas atividades desempenhadas dentro dos departamentos de orçamento. |
Palavras-chave: | orçamento público; desempenho; gestão orçamentária; administração pública federal; aeronáutica |
Objetivo: | Trabalho de Conclusão de curso de Especialização em Gestão Pública, para obtenção do título de Especialista em Gestão Pública. |
Público alvo: | Interessados em Gestão Pública |
Contexto de aprendizagem: | 378 horas |
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): | 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.; 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.; 17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável. |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5136 |
Aparece nas coleções: | Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Lucilady C. Santos.pdf | Arquivo principal | 399.63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.