Título: O princípio da isonomia e os acordos internacionais para a troca de informações tributárias
Autor(es): Beranger, André Ricardo Pimmingstorfer
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 19 páginas
Data: Ago-2019
Detentor dos direitos autorais: André Ricardo Pimmingstorfer Beranger
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Economia
Resumo: Com o processo de globalização, a mobilidade de pessoas, bens e capitais pelo mundo tornou-se intensa. Para fazer frente a isto, as administrações tributárias vislumbraram a necessidade de formalizar acordos de troca de informações fiscais com administrações tributárias de outros países, tendo em vista a ausência de jurisdição fiscal fora de seus limites territoriais. Estes acordos permitem que as administrações tributárias obtenham informações estrangeiras de seus contribuintes quanto ao patrimônio e renda. Questiona-se neste artigo se os acordos internacionais de troca de informações tributárias são elementos essenciais para a consecução do princípio da isonomia tributária. Tal princípio baseia-se na ideia de que o Estado deve dar tratamento igual aos que se encontrem em situação semelhante, e tratar os que estão em situação desigual de forma diferenciada, na medida de suas desigualdades. Para isso, as administrações tributárias, no momento da apuração do tributo, devem levar em consideração as características particulares do patrimônio e renda dos contribuintes a fim de graduar o montante de tributo a ser pago proporcionalmente à riqueza de cada um.
Palavras-chave: direito tributário;  isonomia tributária;  acesso à informação;  acordo internacional;  administração tributária
Objetivo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Direito Tributário.
Público alvo: Especialistas e interessados em direito tributário.
Contexto de aprendizagem: 368 horas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.;  17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5082
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
André Ricardo P Beranger.pdfartigo principal366.6 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.