Título: Potencialidades na revisão do plano diretor de Taquaritinga do Norte – PE
Autor(es): Oliveira, Ronaldo Veiga de
Contribuidor: Galvão, Antonio Carlos Figueira (Orientador)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 19 páginas
Data: Set-2019
Detentor dos direitos autorais: Ronaldo Veiga de Oliveira
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Desenvolvimento Sustentável
Infraestrutura
Resumo: O Plano Diretor tem como base a Constituição Federal de 1988, de um capítulo específico sobre a Política urbana (artigos 182 e 183), e posteriormente regulamentado pela Lei nº 10.257/01, mais conhecida como Estatuto da Cidade. A política urbana é o conjunto de ações que devem ser promovidas pelo Poder Público, no sentido de garantir que todos os cidadãos tenham acesso à moradia, ao saneamento ambiental, à infra-estrutura urbana, ao transporte, aos serviços públicos, ao trabalho e ao lazer. O objetivo da política urbana é “ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e da propriedade urbana”. Três principais diretrizes devem ser destacadas: o Desenvolvimento Sustentável, a Gestão Democrática da Cidade e o Planejamento do Desenvolvimento das Cidades. O presente projeto trata de Potencialidades na Revisão do Plano Diretor de Taquaritinga do Norte com a implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável objetivando favorecer o delineamento de ações a serem desenvolvidas em um curto, médio e longo prazo na realidade municipal. Faz saber que o município de Taquaritinga do Norte não tem legislação adequada no tocante a preservação do meio ambiente e tampouco pratica de forma conceitual o zoneamento urbano do solo. Por essa razão, faz-se necessário criar um plano articulado com diversos segmentos da sociedade civil e órgãos públicos para discutirmos a cidade que queremos para essa e para as futuras gerações. Inserir neste contexto a agenda 2030 é a uma excelente prática para respeitar e executar a implementação dos ODS no município de Taquaritinga do Norte.
Palavras-chave: administração pública municipal;  Objetivo de Desenvolvimento Sustentável - ODS;  políticas públicas;  Plano Diretor;  infraestrutura;  desenvolvimento sustentável;  planejamento urbano
Objetivo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Desenvolvimento Local e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Público alvo: Especialistas e interessados em Desenvolvimento Local e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Contexto de aprendizagem: 408 horas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 11. Cidades e comunidades sustentáveis - Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.;  17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5062
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RONALDO VEIGA DE OLIVEIRA.docartigo principal178.5 kBMicrosoft Word Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.