Gestão do conhecimento sobre a institucionalização das agendas de desenvolvimento da ONU na prefeitura de Barcarena/PA
Título: | Gestão do conhecimento sobre a institucionalização das agendas de desenvolvimento da ONU na prefeitura de Barcarena/PA |
Autor(es): | Menezes, Patrícia Miranda |
Contribuidor: | Galvão, Antônio (Orientador) |
Editor: | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) |
Idioma: | Idioma::Português:portuguese:pt |
País: | País::BR:Brasil |
Tipo: | Monografia/TCC |
Extensão/Indicação de Série: | 15 páginas |
Data: | Jul-2019 |
Detentor dos direitos autorais: | Patrícia Miranda Menezes |
Termos de uso: | Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original. |
Classificação Temática: | Desenvolvimento Sustentável |
Resumo: | A Prefeitura de Barcarena iniciou o processo de institucionalização das Agendas de Desenvolvimento da ONU na Administração Pública Municipal em 2013. Desde então, o Gabinete do Prefeito vem desenvolvendo diversas ações relacionadas a gestão do conhecimento e ao desenvolvimento de capacidades para qualificar a Localização da Agenda 2030 no município envolvendo todos os órgãos da Prefeitura. Recentemente, o quadro funcional da Prefeitura passou a ser preenchido por servidores aprovados em concurso público e, boa parte deles desconhece a Agenda 2030. Logo, têm dificuldade em alinhar suas ações diárias a ela. Neste sentido, o Gabinete do Prefeito precisa intervir junto a este público oferecendo a ele uma ferramenta que – somada às demais ações de gestão do conhecimento e desenvolvimento de capacidades já em curso – o auxilie a compreender o que são as Agendas de Desenvolvimento da ONU; como ocorreu o processo de institucionalização dessas Agendas na Administração Pública Municipal; e como ele pode incorporar os conceitos da Agenda 2030 em suas práticas diárias. |
Palavras-chave: | gestão do conhecimento; Objetivo de Desenvolvimento Sustentável - ODS; institucionalização; administração pública municipal |
Objetivo: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Desenvolvimento Local e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. |
Público alvo: | Especialistas e interessados em Desenvolvimento Local e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. |
Contexto de aprendizagem: | 408 horas |
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): | 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.; 17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável. |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5040 |
Aparece nas coleções: | Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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PATRICIA MIRANDA MENEZES.pdf | artigo principal | 444.5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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