Protagonismo juvenil na educação
Título: | Protagonismo juvenil na educação |
Autor(es): | Oliveira, Louise Alves Machado de |
Contribuidor: | Rocha Neto, João Mendes da (Orientador) |
Editor: | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) |
Idioma: | Idioma::Português:portuguese:pt |
País: | País::BR:Brasil |
Tipo: | Monografia/TCC Palestra |
Extensão/Indicação de Série: | 20 Páginas |
Data: | 2020 |
Detentor dos direitos autorais: | Louise Alves Machado de Oliveira |
Termos de uso: | Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original. |
Classificação Temática: | Políticas Sociais |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso cujo objeto de análise é a participação efetiva dos jovens membros de gremios estudantis nas políticas sociais de modo que construam posturas sustentáveis, inovadoras e transformadoras. Aborda a importância de fortalecer os espaços de estudos e formações dos jovens para que desenvolvam habilidades de reflexão, expressão política e argumentação para posicionarem efetivamente e de maneira sustentável na sociedade transformando a realidade local. Destaca o papel da escola na formação da cidadania, bem como no fortalecimento que esta pode proporcionar para o protagonismo juvenil e, principalmente, no que tange construção de posturas sutentáveis tendo como base da Agenda 2030 da ONU. Nesse sentido o Projeto Interventivo visa resgatar os conceitos sobre juventude, empoderamento feminino, solidariedade, consciência sustentável, transformações sociais e inovação buscando potencializar o espaço educacional para mobilização de ações que influenciem e possibilitem a participação dos jovens. Destaca-se, também, o encejo de melhorar a proficiência em português ao incentivar o hábito da leitura a partir da inserção dos jovens nas ações sociais que evidencie sua iniciativa, resiliência, solidariedade, sustentabilidade, senso crítico, reflexivo e inovador, enfim, alcançar sua formação integral para a efetividade do exercício consciente da cidadania. |
Palavras-chave: | ação afirmativa; desenvolvimento sustentável; transformação social; juventude; educação |
Objetivo: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Desenvolvimento Local e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. |
Público alvo: | Especialistas e interessados em desenvolvimento e objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS). |
Contexto de aprendizagem: | 408 horas |
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): | 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5001 |
Aparece nas coleções: | Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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