Título: Descentralização Fiscal e o Crescimento Econômico dos Estados Brasileiros
Autor(es): Afonseca Junior, Laércio Marques da
Contribuidor: Gadelha, Sérgio Ricardo de Brito (Orientador)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública - ENAP
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Data: 9-Out-2019
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública - ENAP
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Orçamento e Finanças
Resumo: Crescimento econômico é um dos objetivos buscados pelos governos de forma geral, desta forma são capazes de fornecer cada vez mais e melhores bens e serviços públicos à população. A forma de obter esse crescimento é um desafio a ser enfrentado e superado e uma das que tem sido estudada para alcançar o crescimento econômico é a Descentralização Fiscal. Há uma hipótese teórica amplamente aceita de que a descentralização fiscal promove o crescimento econômico, entretanto, estudos empíricos apresentaram resultados divergentes, alguns com a conclusão de que relação entre os dois é positiva e outros concluindo o contrário. Neste trabalho é analisado o caso brasileiro, por meio de um modelo econométrico é feita a análise do crescimento econômico no período de 1995 a 2016. De acordo com os dados e modelo utilizados é possível concluir que no período houve sim uma correlação positiva entre a descentralização fiscal e o desenvolvimento econômico, entretanto, a forma de descentralização é importante e não funciona da mesma forma para as cinco regiões geográficas estudadas.
Palavras-chave: crescimento econômico;  descentralização fiscal;  regiões geográficas;  correlação positiva
Objetivo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Finanças Públicas.
Público alvo: Especialistas e interessados em finanças públicas.
Contexto de aprendizagem: 364 horas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4901
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Laércio Marques da Afonseca Junior.docxartigo principal286.15 kBMicrosoft Word XML Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.