Título: Categoria Graduando 3º lugar: Uso de pellets de madeira para fins energéticos: pesquisa de mercado
Autor(es): Pereira, Arthur Santos
Editor: V Prêmio Serviço Florestal Brasileiro em Estudos de Economia e Mercado Florestal
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 74 páginas
Data: 2017
Detentor dos direitos autorais: Arthur Santos Pereira
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Desenvolvimento Sustentável
Resumo: A matriz energética mundial, baseada no uso de combustíveis fósseis, apresenta claros sinais de exaustão. O progressivo esgotamento das atuais fontes de energia como o petróleo e o carvão mineral, é um fator que tem motivado a crescente busca por de fontes de energia sustentáveis, como é o caso da biomassa florestal e seus produtos derivados, como os pellets de madeira. A utilização de pellets de madeira é bastante difundida nos países desenvolvidos, principalmente no continente europeu, com a finalidade de gerar energia elétrica e térmica para usinas, empresas de médio porte e para aquecimento residencial. O mercado mundial de pellets encontra-se em fase de forte crescimento, tendo os Estados Unidos como seu maior exportador. A Europa figura como o principal consumidor de pellets, com mais de 20 milhões de toneladas em 2013, e previsão de crescer para 42 milhões de toneladas em 2020. As estimativas para o consumo internacional de pellets variam entre 25 até 70 milhões de toneladas em 2020, oportunidade em que o mercado global deve atingir US$ 9 bilhões. No Brasil, o mercado de pellets ainda é inexpressivo, não possui regulamentação própria e não conta com incentivos governamentais para se desenvolver. No entanto, o país apresenta amplas condições de adentrar e se destacar no mercado global, em virtude da sua extensão territorial e excelentes condições de clima e solo.
Palavras-chave: energia renovável;  desenvolvimento sustentável;  biomassa;  resíduos de madeira;  economia florestal;  mercado florestal;  recursos florestais;  política florestal
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 15. Vida terrestre - Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.
Observações/Notas: Categoria Graduando 3º lugar - Tema: Economia e os Mercados Florestais - Subtema: Mercado Florestal
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4793
Aparece nas coleções:Prêmio Serviço Florestal Brasileiro em Estudos de Economia e Mercado Florestal
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
3o-lugar-004tmg-arthur-santos-pereir.pdfUso de pellets de madeira para fins energéticos: pesquisa de mercado2.18 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.