Reaplicação do Proerd na região leste metropolitano do estado do Rio de Janeiro
Título: | Reaplicação do Proerd na região leste metropolitano do estado do Rio de Janeiro |
Autor(es): | Torres, Theresa Cristina Thamsten |
Contribuidor: | Valle, Vitor Batista do (Orientador) |
Editor: | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) |
Idioma: | Idioma::Português:portuguese:pt |
País: | País::BR:Brasil |
Tipo: | Monografia/TCC |
Extensão/Indicação de Série: | 34 páginas. |
Data: | 13-Jun-2019 |
Detentor dos direitos autorais: | Theresa Cristina Thamsten Torres |
Termos de uso: | Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original. |
Classificação Temática: | Gestão Pública |
Resumo: | Considerando que as drogas representam um problema na sociedade brasileira, onde crianças e adolescentes são os mais vulneráveis, este projeto tem como objetivo a reaplicação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), como um instrumento de prevenção e conscientização das consequências do uso indevido das drogas lícitas e ilícitas, bem como um alerta das possíveis consequências ao uso das mesmas, dentro e fora do ambiente escolar. Numa postura preventiva que tem por base o envolvimento entre Policiais Militares instrutores do PROERD, devidamente capacitados pedagogicamente; das Redes Públicas Municipais de Ensino de Niterói, São Gonçalo, Maricá e Itaboraí, municípios esses que fazem parte da região Leste Metropolitano do Estado do Rio de Janeiro; da comunidade escolar e da família, por ser o primeiro grupo de referência na história dos indivíduos para atuarem junto aos estudantes do 5º ano do ensino fundamental. A partir dessa integração de atores é possível haver maior esclarecimento do assunto e interação dos alunos, proporcionando condições para o desenvolvimento de sua autonomia, na decisão de escolhas e estabelecendo critérios conscientes e exercendo sua cidadania. |
Palavras-chave: | drogas; programa social; PROERD; instrumento de prevenção; escola |
Objetivo: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública, com ênfase em Governo Local. |
Público alvo: | Especialistas e interessados em governança e Gestão Pública, com ênfase em Governo Local. |
Contexto de aprendizagem: | 400 horas. |
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): | 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. |
Observações/Notas: | Não são necessárias. |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4778 |
Aparece nas coleções: | Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Theresa Cristina Thamsten Torres.pdf | Arquivo principal. | 540.79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.