Título: Ativação e novas formas de uso dos espaços públicos de lazer – placemaking novo repartimento.
Autor(es): Sousa, Rangel da Silva
Contribuidor: Rabello, Gustavo Guimarães de Campos (Orientador)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 31 páginas.
Data: 13-Jun-2019
Detentor dos direitos autorais: Rangel da Silva Sousa
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão Pública
Resumo: O aproveitamento e uso adequando dos espaço s público s, sob o ponto de vista da função social promotora de um “bem estar” coletivo através de ferramentas de planejamento e metodologias de intervenção ( Placemaking E ss a temática , vê m nas últimas décadas dominando o cenário das novas agendas de debates no meio acadêmico científico. Tratando se tão somente do exercício de ouvir a voz da comunidade e descobrir suas reais necessidades e anseios. A resultante, dessa ação é a democratização não só do uso final em si, mas da participação popular nas principais etapas das tomadas de decisões. Desde a escolha do local a se intervir, passando pelo planejamento até a culminância final do uso desses “espaços” e “serviços”, transformando os em “lugares”. Com o presente trabalho pretende se apresentar as autoridades municipais competentes o roteiro para um Plano de Intervenção (PI) na praça do bairro “ VALE DO SOL” SOL”. Este sendo n um primeiro momento, um projeto piloto para implementação nas demais praças da Sede e nos Distritos do município de Novo Repartimento. Para tal, obedecendo a um enfoque das diversidades e peculiaridades das comunidades do entorno a serem trabalhadas, sejam elas Urbanas, Rurais e/ou Periurbanas. Apresenta como metodologia de coleta de dados a pesquisa bibliográfica e de campo, de natureza quantitativa e qualitativa, e como referencial teórico entre outros: Heemann e Santiago (2015);
Palavras-chave: planejamento urbano;  espaços públicos;  serviços públicos;  Placemaking;  infraestrutura;  aspecto social
Objetivo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública, com ênfase em Governo Local.
Público alvo: Especialistas e interessados em governança e Gestão Pública, com ênfase em Governo Local.
Contexto de aprendizagem: 400 horas.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
Observações/Notas: Não são necessárias.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4769
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rangel da Silva Sousa.pdfArquivo principal1.45 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.