Proposta para desenvolvimento de um novo arranjo institucional na gestão do transporte público da ride DF
Título: | Proposta para desenvolvimento de um novo arranjo institucional na gestão do transporte público da ride DF |
Autor(es): | Lima, Rafael dos Santos |
Contribuidor: | Affonso, Nazareno Stanislau (Orientador) |
Editor: | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) |
Idioma: | Idioma::Português:portuguese:pt |
País: | País::BR:Brasil |
Tipo: | Monografia/TCC |
Extensão/Indicação de Série: | 55 páginas. |
Data: | 13-Jun-2019 |
Detentor dos direitos autorais: | Rafael dos Santos Lima |
Termos de uso: | Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original. |
Classificação Temática: | Gestão Pública |
Resumo: | Brasília, inicialmente concebida para interiorizar os poderes, tornando-se o Distrito Federal da República – DF, foi planejada com uma capacidade voltada para 500 mil habitantes, mas ela cresceu, e junto com ela a região do seu entorno também cresceu, e hoje, com 33 municípios mais o DF, se relacionam através de uma Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE/DF), onde a maioria destes municípios são dependentes do DF. Atualmente, com um pouco mais de 4,5 milhões de habitantes em toda a RIDE – DF, os principais problemas de mobilidade entre os entes surgem, principalmente aqueles diretamente dependentes do DF, onde a relação econômica de grande parte da população do entorno se alimenta da oferta de trabalho e emprego que o DF oferece, e, com isso, surge a necessidade de uma locomoção constante nos sentidos de ida para o trabalho no DF e volta para casa no entorno, sobrecarregando o sistema de transporte público que fazem a ligação entre os entes, bem como o transporte público do DF que absorve a maioria dos trabalhadores que vem do entorno. Diante disso, neste Plano de Intervenção, tem como objetivo propor a criação de um novo modelo de arranjo institucional que possa gerir de forma ampla e sistemática todo o transporte público da RIDE-DF, que através do sistema de Consórcio entre os entres desta Região de Desenvolvimento, possa melhorar a gestão e oferta do transporte, e o presente plano embasará de forma analítica todas as estruturas que compõem as áreas de gestão do transporte de cada município, fazendo pesquisa quali-quantitativa, bem como tomando como base o levantamento de dados feito por meio de entrevista. Utiliza-se também, método dedutivo, onde as considerações de empresários, gestores, servidores públicos, entre outros atores, servirão de auxílio na compreensão do levantamento em foco. |
Palavras-chave: | consórcio público; transporte público; Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno; planejamento urbano |
Objetivo: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública, com ênfase em Governo Local. |
Público alvo: | Especialistas e interessados em governança e Gestão Pública, com ênfase em Governo Local. |
Contexto de aprendizagem: | 400 horas. |
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): | 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. |
Observações/Notas: | Não são necessárias. |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4766 |
Aparece nas coleções: | Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rafael dos Santos Lima.pdf | Arquivo principal. | 1.96 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.