Título: Análise sobre a sustentabilidade das distribuidoras de energia elétrica no período de 2013 a 2017
Autor(es): Fernandes, José Maria Rodrigues
Contribuidor: Souza Neto, Manoel Moreira de (Orientador)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Instituto Serzedello Corrêa (ISC)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 63 páginas
Data: Mar-2019
Detentor dos direitos autorais: José Maria Rodrigues Fernandes
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Governança
Políticas de Infraestrutura
Resumo: A condição econômico-financeira de concessionárias de serviço público tem relação direta com a capacidade de investimento dessas empresas e, por conseguinte, com a qualidade e a continuidade do serviço prestado. Esse contexto não é diferente no setor elétrico brasileiro, especialmente no seguimento de distribuição, sendo imprescindível o acompanhamento econômico-financeiro das empresas pelo regulador, a fim detectar e prevenir desvios na trajetória de sustentabilidade das concessões. Neste contexto, com base nos principais indicadores econômico-financeiros publicados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), realizou-se um diagnóstico acerca da situação econômico-financeira das Distribuidoras de Energia Elétrica do mercado brasileiro no período de 2013 a 2017, buscando evidenciar a situação econômico-financeira das empresas e examinar a relação dessa situação com a qualidade do serviço prestado.
Palavras-chave: distribuidoras;  indicadores econômico-financeiros;  sustentabilidade;  eficiência;  Agência Nacional de Energia Elétrica;  governança;  regulação;  infraestrutura
Objetivo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Governança e Controle da Regulação em Infraestrutura.
Público alvo: Especialistas e interessados em governança e controle da regulação em infraestrutura
Contexto de aprendizagem: 363 horas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
Observações/Notas: Especialização em Governança e Controle da Regulação em Infraestrutura, 1ª edição.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4193
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
José Maria Rodrigues Fernandes.pdfArtigo principal895.26 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.