A regulação do serviço público adequado de transporte ferroviário de cargas por indicadores de desempenho
Título: | A regulação do serviço público adequado de transporte ferroviário de cargas por indicadores de desempenho |
Autor(es): | Gomes, Larissa Silva |
Contribuidor: | Andrade, Natália Resende (Orientadora) |
Editor: | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) Instituto Serzedello Corrêa (ISC) |
Idioma: | Idioma::Português:portuguese:pt |
País: | País::BR:Brasil |
Tipo: | Monografia/TCC |
Extensão/Indicação de Série: | 53 páginas |
Data: | Abr-2019 |
Detentor dos direitos autorais: | Larissa Silva Gomes |
Termos de uso: | Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original. |
Classificação Temática: | Governança Políticas de Infraestrutura |
Resumo: | A regulação por indicadores de desempenho é um elemento relevante para a melhoria da qualidade da regulação. Considerando o enquadramento jurídico do transporte ferroviário de cargas como serviço público, pretende-se debater, à luz do arcabouço constitucional e infraconstitucional, o panorama histórico da regulação do setor, as atividades materiais que compõem o serviço (exploração da infraestrutura e operação ferroviária) e a regulação vigente por meio das metas de produção e segurança, visando refletir sobre eventuais pontos de melhoria. Para isso, abordam-se os elementos que fundamentam a criação um sistema de indicadores de desempenho do serviço, a partir dos requisitos de regularidade, continuidade, eficiência, segurança, atualidade, generalidade, cortesia na sua prestação e modicidade das tarifas, previstos na Lei de Concessões, refletindo como a melhoria da regulação do serviço pode contribuir com o setor ferroviário. |
Palavras-chave: | Serviço adequado; Serviço Público; indicadores balanceados de desempenho.; Regulação; Transporte ferroviário; Agência Nacional de Transportes Terrestres; Governança |
Objetivo: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Governança e Controle da Regulação em Infraestrutura. |
Público alvo: | Especialistas e interessados em governança e controle da regulação em infraestrutura |
Contexto de aprendizagem: | 363 horas |
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): | 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. |
Observações/Notas: | Especialização em Governança e Controle da Regulação em Infraestrutura, 1ª edição. |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4192 |
Aparece nas coleções: | Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Larissa Silva Gomes.pdf | Artigo principal | 500.26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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