Título: Projeto de Implantação do Centro de Serviços Compartilhados da Infraero
Autor(es): Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República
Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Relato de Experiência
Extensão/Indicação de Série: 13 p.
Data: Jun-2019
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Administração Pública
Gestão Pública
Inovação
Políticas Públicas
Resumo: O crescente aumento do uso do modal aéreo no Brasil acarretou a necessidade iminente de novos investimentos em toda infraestrutura instalada sob gestão da Infraero, com fins à sua modernização e ampliação. Buscando encontrar alternativas que minimizassem o impacto desses investimentos nos cofres públicos, o governo federal, em conjunto com outras medidas de gestão, decidiu ceder à iniciativa privada a possibilidade de participação na administração dos serviços aeroportuários, entendendo como uma oportunidade eficaz e célere para se viabilizar todos os investimentos necessários à implantação de novas tecnologias, ampliação das estruturas prediais e todas as demais benesses que possibilitem a melhoria da qualidade dos serviços aeroportuários brasileiro. O projeto nasceu da necessidade premente de modernizar seu modelo de gestão e de otimizar seu fornecimento de serviços técnicos e administrativos. Assim, surgiu o projeto Centro de Serviços Compartilhados da Infraero como um novo modelo de organização que tem por diretriz compartilhar um conjunto de serviços em vez de tê-los como uma série de funções de apoio duplicadas dentro da organização. Trata-se de um método de organização e operação em que os processos que dão sustentação às atividades-fim da empresa são identificados e administrados de forma independente e apoiados por procedimentos e sistemas comuns, emanados da sede – Centro Corporativo. Como resultados, podemos citar a centralização de comando; a especialização dos serviços prestados; a redução dos níveis hierárquicos e uma economicidade em todo o processo.
Palavras-chave: inovação;  modernização administrativa;  administração pública;  infraestrutura;  serviços aeroportuários;  Infraero
Objetivo: Implantação do Centro de Serviços Compartilhados da Infraero, por meio da estruturação do Centro de Serviços em Brasília/DF, com a responsabilidade de gestão dos serviços técnicos e administrativos prestados ao Centro Corporativo e Centros de Negócios (aeroportos).
Público alvo: Servidores públicos em geral.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 09. Inovação infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.
Observações/Notas: Iniciativa premiada no 22º Concurso Inovação no Setor Público sob responsabilidade de Mayara Nascimento de Farias Dutra de Andrade, Superintendente de Gestão Estratégica. Iniciativas premiadas no 22º Concurso Inovação no Setor Público 2017. Área temática: Inovação em Processos Organizacionais no Poder Executivo Federal
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4152
Aparece nas coleções:Concurso Inovação: de 2016 a atual (21ª edição em diante)
Arquivos associados a este item:


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.