Título: MOPS: Mapas estratégicos para políticas de Desenvolvimento Social
Autor(es): Brasil. Presidência da República, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Relato de Experiência
Extensão/Indicação de Série: 26 p.
Data: Jun-2019
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Acesso à Informação
Comunicação
Gestão Pública
Inovação
Resumo: As informações relevantes sobre as políticas sociais no Brasil encontravam-se dispersas em vários sites do governo federal, até que, em 2011, o MDS lançou o Mops, Mapas de Oportunidades e Serviços Públicos. É uma ferramenta em que estão reunidos os dados das áreas de assistência social, educação, saúde, trabalho e qualificação profissional, e é de livre acesso. As informações são exibidas em mapas dinâmicos de todos os municípios, incentivando ações intersetoriais na solução de demandas sociais. Antes do Mops, o agente público no Cras ou no Creas deveria ter uma lista atualizada da localização e dos serviços disponíveis de postos de saúde, conselhos tutelares, centros de atendimento à população de rua, entre outros. Em 2016, o Mops foi aprimorado para incorporar os dados georreferenciados do Cadastro Único aos dados do Censo do IBGE. Com isso, o sistema passou a gerar diagnósticos socioterritoriais diretamente nos mapas para raios de alcance entre 1km e 5km, além de cartogramas personalizados. Atualmente, ações prioritárias do MDS utilizam o serviço maciçamente. O Mops supriu a demanda por informações mais detalhadas, como a localização de cada equipamento público dentro do município ou quais áreas são mais vulneráveis ou de maior concentração de pobreza em nível submunicipal (por setor censitário, por exemplo). Incorporar os dados georreferenciados é um marco: a média de acessos mensais dobrou (atingiu 78 mil em junho de 2017). O uso se disseminou pelos estados e outros ministérios: o Ministério dos Esportes, por exemplo, utilizou-o para definir onde instalar equipamentos públicos priorizando bolsões de pobreza e presença de jovens e adolescentes. A incorporação de o plano progredir implicou em aumento de quase 10% de acessos mensais – busca por acesso à internet e computadores em 3 mil telecentros e centros vocacionais tecnológicos.
Palavras-chave: inovação;  Mapas de Oportunidades e Serviços Públicos (Mops);  informação;  serviços públicos
Objetivo: Em linhas gerais, o objetivo do Mops é suprir a carência de informações sobre serviços públicos e oportunidades de inclusão produtiva, auxiliando assim os profissionais de políticas sociais a darem encaminhamentos de forma mais ágil. O Mops tem como principais objetivos: a. Gerar mapas georreferenciados dos serviços públicos disponíveis em cada município brasileiro (Cras, Creas, centros pop, conselho tutelar, postos de saúde, unidades do INSS, escolas, telecentros e centros vocacionais tecnológicos) a fim de subsidiar o trabalho dos profissionais de políticas sociais; b. Gerar informações socioeconômicas em escala municipal e submunicipal, em áreas selecionadas pelos usuários para elaboração de diagnóstico socioterritorial com dados do Cadastro Único e do Censo do IBGE; c. Disponibilizar informações sobre vagas de emprego, oferta de cursos de qualificação profissional e outras oportunidades de inclusão produtiva em cada município brasileiro.
Público alvo: Servidores públicos em geral.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 09. Inovação infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.
Observações/Notas: Iniciativa premiada no 22º Concurso Inovação no Setor Público sob responsabilidade de Carlos Henrique Araújo Santana, Coordenador Geral de Inteligência Informacional. Iniciativas premiadas no 22º Concurso Inovação no Setor Público 2017. Área temática: Inovação em Serviços ou Políticas Públicas no Poder Executivo Federal
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4146
Aparece nas coleções:Concurso Inovação: de 2016 a atual (21ª edição em diante)
Arquivos associados a este item:


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.