Título: Sistema Unificado do Processo de Obras - OPUS
Autor(es): Brasil. Ministério da Defesa, Comando do Exército
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Relato de Experiência
Extensão/Indicação de Série: 19 p.
Data: Jun-2019
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Administração Pública
Gestão Pública
Políticas de Infraestrutura
Resumo: O Sistema Unificado do Processo de Obras (Opus) é um Sistema de apoio à decisão que suporta as funcionalidades de planejamento, programação, acompanhamento, fiscalização, controle, gerência e execução de obras e serviços de Engenharia de todas as atividades dos macroprocessos finalísticos do Sistema de Obras Militares (SOM), tanto no nível executivo quanto gerencial e estratégico. A implantação do Opus proporcionou: uma maior transparência no uso de recursos públicos; decisões ocorrendo de forma mais oportuna; melhoramento da comunicação; redução drástica do uso de papel; maior agilidade na execução de processos; produção de conhecimentos, aperfeiçoando processos; e a reutilização dos projetos de engenharia, gerando economia de recursos.
Palavras-chave: Sistema Unificado do Processo de Obras (Opus);  inovação;  infraestrutura;  engenharia civil
Objetivo: • Proporcionar transparência no uso de recursos públicos. • Garantir informações oportunas para a tomada de decisão em diversos níveis. • Agilizar a comunicação entre os diversos atores do processo de gestão de obras. • Reduzir drasticamente o uso de papel nos processos internos. • Promover agilidade na execução de processos até então burocráticos. • Favorecer a estatística dos dados gerados no processo de gestão de uma obra pública, gerando conhecimento útil para a melhoria contínua dos processos. • Viabilizar o reaproveitamento de projetos de engenharia, evitando “reinventar a roda” e gerando economia de recursos.
Público alvo: Servidores públicos em geral.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 09. Inovação infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.
Observações/Notas: Iniciativa premiada no 21º Concurso Inovação no Setor Público sob responsabilidade de Marcelo Eschiletti Caldas Rodrigues Diretor de Obras Militares. Iniciativas premiadas no 21º Concurso Inovação no Setor Público 2016. Área temática: Inovação em processos organizacionais no Poder Executivo Federal
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4137
Aparece nas coleções:Concurso Inovação: de 2016 a 2021 (21ª a 25ª edição)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sistema Unificado do Processo de Obras - OPUS.pdf1.3 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.