A política nacional de trânsito: diagnóstico da execução dos recursos do FUNSET e do DPVAT, pelo DENATRAN, desde 2008.
Título: | A política nacional de trânsito: diagnóstico da execução dos recursos do FUNSET e do DPVAT, pelo DENATRAN, desde 2008. |
Autor(es): | Martins, André Pedro Sobreiro |
Contribuidor: | Alves, Maria Abadia da Silva (Orientadora) |
Editor: | Escola de Administração Fazendária (Esaf) |
Idioma: | Idioma::Português:portuguese:pt |
País: | País::BR:Brasil |
Tipo: | Monografia/TCC |
Extensão/Indicação de Série: | 30 p. |
Data: | 2011 |
Detentor dos direitos autorais: | André Pedro Sobreiro Martins |
Termos de uso: | Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original. |
Classificação Temática: | Administração Pública Fiscalização e Controle Orçamento e Finanças |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma análise sobre os recursos do FUNSET e do Seguro DPVAT a cargo do DENATRAN, a fim de identificar como estes foram utilizados, no período de 2008 a 2011, e as principais causas da sua não execução completa. Inicialmente serão abordados os conceitos e os normativos referentes a estes recursos, apresentando a base legal que ampara a sua arrecadação e disciplina a sua destinação. Posteriormente, será verificado o seu comportamento no decorrer do processo orçamentário e a sua utilização identificando as principais causas para a não aplicação total dos recursos. Inicialmente, concluí-se que o DENATRAN, observou as determinações legais durante a aplicação dos recursos, sendo estes destinados a contratos com o SERPRO, campanhas para a prevenção de acidentes e apoio a projetos estaduais e municipais de infraestrutura, melhorias das condições viárias para a redução de acidentes, sinalização horizontal, vertical, semafórica, de orientação, tátil, sonora e medidas de moderação de tráfego. Porém, há uma parcela significativa de recursos que não foram utilizados pelo Departamento, o que, por si só, configura uma impropriedade. A soma de recursos não utilizados no período de 2008 a 2011, totalizou mais de 1 bilhão de reais, atribui-se este fato ao contingenciamento efetuado anualmente pelo governo, ao processo orçamentário, a suspensão de contratos e problemas com a sua execução nos anos de 2009 e 2010. |
Palavras-chave: | administração pública; Política Nacional de Trânsito; execução de recursos; processo orçamentário |
Objetivo: | Trabalho de conclusão de curso de Pós-graduação apresentado à Escola de Administração Fazendária, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Finanças Públicas com ênfase em Administração Orçamentário - Financeira. |
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): | 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4023 |
Aparece nas coleções: | Monografias Esaf |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivo.2014-08-06.4917270325 | 319.76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.