Contribuição ao processo de priorização de investimentos em infraestrutura de transportes por modelos de análise multicritério
Título: | Contribuição ao processo de priorização de investimentos em infraestrutura de transportes por modelos de análise multicritério |
Autor(es): | Venâncio Júnior, Amaro |
Contribuidor: | Pares, Ariel Cecílio Garces (Orientador) |
Editor: | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) |
Idioma: | Idioma::Português:portuguese:pt |
País: | País::BR:Brasil |
Tipo: | Monografia/TCC |
Extensão/Indicação de Série: | 36 p. |
Data: | 6-Mai-2019 |
Detentor dos direitos autorais: | Amaro Venâncio Júnior |
Termos de uso: | Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original. |
Classificação Temática: | Políticas de Infraestrutura |
Resumo: | Este trabalho objetiva oferecer contribuições ao processo de implantação de um procedimento para priorização de investimentos em infraestrutura de transportes no Brasil. Em tempos de recursos escassos, é necessário implantar sistemas que melhorem a eficiência alocativa do gasto público. Neste espeque, fez-se uma revisão bibliográfica sobre o assunto, com destaque para um descritivo sintético das principais técnicas de avaliação e priorização utilizadas: as Análises Custo-benefício (ACB) e os Métodos Multicritérios de Apoio à Decisão (MMAD), que complementam as análises de ACB com a inserção de critérios “não-monetizáveis”, permitindo elaborar priorização de investimentos. Em seguida, de forma comparada e não exaustiva, listou-se os principais achados sobre o assunto que a experiência internacional sugere. De posse desse conhecimento, foi elaborada uma lista com as principais lições aprendidas e apresentado, de forma resumida, uma sugestão de metodologia para ser utilizada como “start” em discussões mais profundas sobre os processos de priorização de investimentos em infraestrutura de transportes rodoviários realizados com recursos do orçamento fiscal. A principal reflexão que fica é a necessidade urgente de desconstruir velhos paradigmas e inovar com novos métodos de planejamento para ajudar a construir um caminho sólido e seguro para aumentar significativamente o investimento em infraestrutura do país. |
Palavras-chave: | infraestrutura; transportes; custo-benefício; investimento |
Objetivo: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do título de Especialista em Políticas Públicas de Infraestrutura. |
Público alvo: | Especialistas e interessados em políticas de infraestrutura. |
Contexto de aprendizagem: | 360 horas |
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): | 09. Inovação infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação. |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3991 |
Aparece nas coleções: | Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Amaro Venâncio Junior.pdf | artigo principal | 467.32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.