Título: Práticas avaliativas em políticas de CT&I: análise comparativa do caso nacional
Autor(es): Peclat, Rodrigo Nunes
Contribuidor: Rauen, André Tortato (Orientador)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 30 p.
Data: 29-Mar-2019
Detentor dos direitos autorais: Rodrigo Nunes Peclat
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Inovação
Métodos de Pesquisa. Métodos Estatísticos
Políticas Públicas
Resumo: Avaliar políticas públicas quanto aos seus impactos é essencial para a compreensão da sua efetividade. A fim de melhor entender como o perfil das avaliações brasileiras na esfera federal dos programas de CT&I se comparam com a comunidade internacional, é realizada uma comparação com o repositório SIPER – o qual reúne um conjunto de avaliações de políticas públicas de CT&I de vários países do mundo, incluindo aqueles na fronteira tecnológica. Assim, a partir da extração dos dados desse repositório e da revisão sistemática de um conjunto de avaliações nacionais produzidas por instituições significativas realizou-se a comparação entre estatísticas selecionadas como momento de avaliação, impactos avaliados, desenhos avaliativos empregados. Entre as principais constatações, observou-se que uma grande diferença entre os perfis no que é referente à consideração da teoria do programa como subsídio às avaliações. Além disso, verificou-se que o retorno do investimento é uma prática bem menos utilizada no Brasil do que no âmbito do SIPER. Por fim, riscos são identificados pelos dados que sugerem falta de integração entre métodos qualitativos e quantitativos nos estudos analisados.
Impact evaluation is essential to understand the real effects of a public policy. This work intends to compare Brazilian federal ST&I evaluations practices to international community. This proposal utilizes SIPER – one of the main ST&I policies repositories in the World – to carry out this study. SIPER has evaluations from several countries around the World, including those in technological frontier. From SIPER’s data and systematic review from Brazilian evaluations prepared by relevant institutions, it has been compared these two sets utilizing statistics from evaluation timing, impacts covered, evaluation design. Among the main findings, it has been observed that program theory in Brazilian evaluations have almost never been used. Besides that, return over investment is a practice much more frequent in SIPER than in Brazilian sample. Lastly, risks have been identified when the data suggested the absence of integration between quantitative and qualitative methods in Brazilian evaluations.
Palavras-chave: impacto;  inovação;  siper;  avaliação;  políticas públicas
Objetivo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão de Políticas Públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Público alvo: Técnicos, Analistas, Pesquisadores e Dirigentes da Administração Pública federal envolvidos com a produção de políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação.
Contexto de aprendizagem: 360 horas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3916
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rodrigo Peclat_versão publicacao.pdfartigo principal595.46 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.