Título: O comércio exterior de serviços: o Siscoserv como subsídio relevante para o processo de desenvolvimento
Autor(es): Moreira, Rafael Cunha Alves
Contribuidor: Pinho, Jane de Alcanfor (Orientadora)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Data: 29-Mar-2019
Detentor dos direitos autorais: Rafael Cunha Alves Moreira
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Administração Pública
Inovação
Políticas Públicas
Transparência Governamental
Resumo: Como forma de demonstrar a alarmante necessidade de o Brasil aprimorar a sua capacidade de implementar, monitorar e avaliar políticas públicas com base em dados e evidências, este estudo traçou uma estratégia de desenvolvimento nacional fundamentada no mecanismo da internacionalização e apoiado na realidade e nos dados do setor de serviços. Um setor altamente estratégico para a economia, mas ainda pouco explorado no que diz respeito ao comércio exterior. Ausência que evidencia uma oportunidade. Assim, através dos dados coletados por meio do Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços e Intangíveis – Siscoserv, o estudo se propôs a analisar uma política pública de fomento ao comércio exterior do setor de arquitetura e urbanismo. Uma área reconhecida por oferecer serviços agregadores de valor para a economia. Também apresentará o diferencial competitivo que este setor pode oferecer ao Brasil, no cenário internacional, ao se adotar políticas adequadas de estímulo ao desempenho exportador.
Palavras-chave: análise de dados;  comércio exterior;  Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços e Intangíveis;  políticas públicas;  arquitetura e urbanismo;  administração pública
Objetivo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão de Políticas Públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Público alvo: Técnicos, Analistas, Pesquisadores e Dirigentes da Administração Pública federal envolvidos com a produção de políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação.
Contexto de aprendizagem: 360 horas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3896
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rafael Cunha Alves Moreira - vCorrigidoFinal.pdf658 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.