Título: Análise do impacto da certificação no processo de transferência de tecnologia: estudo de caso da certificação no veículo suborbital vsb-30 para o programa espacial brasileiro
Autor(es): Harada, Marcio Akira
Contribuidor: Pinho, Roberto de (Orientador)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 46 p.
Data: 29-Mar-2019
Detentor dos direitos autorais: Marcio Akira Harada
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Inovação
Tecnologia da Informação e Comunicação
Resumo: O segmento espacial é uma atividade que envolve o desenvolvimento de tecnologias no estado da arte e sistemas complexos, requerendo um criterioso processo de desenvolvimento e qualificação para sua operacionalização. Para contribuir com esse objetivo, a certificação se consolidou como o processo pelo qual uma organização credenciada assegura o cumprimento de requisitos estabelecidos para um produto, e representa uma atividade de suma importância no desenvolvimento tecnológico e industrial. Poucos trabalhos abordam o tema, principalmente no contexto nacional. Diante dos fatos mencionados, este artigo tem como premissa, atestar a importância da certificação no processo de transferência de tecnologia, tendo como objeto de estudo o caso do primeiro produto espacial certificado no Brasil, o veículo suborbital VSB-30 que atualmente está em processo de transferência de tecnologia para a indústria.
Palavras-chave: certificação;  transferência de tecnologia;  espaço;  desenvolvimento;  tecnologia
Objetivo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão de Políticas Públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Público alvo: Técnicos, Analistas, Pesquisadores e Dirigentes da Administração Pública federal envolvidos com a produção de políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação.
Contexto de aprendizagem: 360 horas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 09. Inovação infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3893
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
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