Título: A pesca da baleia, uma advertência para o futuro
Autor(es): Câmara, Ibsen de Gusmão
Editor: Fundação Centro de Formação do Servidor Público (FUNCEP)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Artigo
Extensão/Indicação de Série: Revista do Serviço Público, ano 40 v.111, n. 4, p. 171-172
Número padronizado: v. 40, n. 4 (1983)
Data: Out-1983
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Desenvolvimento Sustentável
Resumo: O ocaso da indústria baleeira, conseqüência da exaustão de um recurso natural que, se corretamente gerido, poderia constituir-se em benefício perene para a humanidade, é um ensinamento sobre o qual necessitamos meditar. Inúmeros outros elementos da biosfera sofreram ou estão sofrendo os efeitos da exploração predatória e, se medidas adequadas não forem adotadas a tempo, repetirão o destino das baleias. Em nosso país, as portentosas florestas dos estados da Região Sul, com infinitas possibilidades de utilização duradoura, foram quase totalmente eliminadas, sem recuperação possível. Voltamo-nos agora para a Amazônia, a renovar nela os mesmos desatinos. Nossa fauna está em grande parte exaurida, devastada pela eliminação de habitats naturais e pela caça ilegal; e há quem ainda defenda sua exploração comercial. Nossa natureza, sofrida, castigada em todas as suas manifestações, demonstra o descaso com que os recursos naturais e a defesa de sua perenidade têm sido encarados, em nome de um desenvolvimento que se tornou um fim em si mesmo, em detrimento de seu único e verdadeiro objetivo — o bem-estar do homem.
Palavras-chave: preservação ambiental;  biodiversidade;  política ambiental;  desenvolvimento sustentável
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 15. Vida terrestre - Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.
Observações/Notas: ISSN eletrônico: 2357-8017
ISSN impresso: 0034-9240
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3764
Aparece nas coleções:Revista do Serviço Público: de 1981 a 1990
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1983 RSP ano40 v111 n4 Out-Dez p.171-172.pdfA pesca da baleia, uma advertência para o futuro873.36 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.