Título: Ocupação da Amazônia e defesa florestal
Autor(es): Valverde, Orlando
Editor: Fundação Centro de Formação do Servidor Público (FUNCEP)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Artigo
Extensão/Indicação de Série: Revista do Serviço Público, ano 40 v.111, n. 4, p. 147-154
Número padronizado: v. 40, n. 4 (1983)
Data: Out-1983
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Desenvolvimento Sustentável
Resumo: Dos três grandes domínios de selvas equatoriais da Terra, o da América tropical é o maior deles. Estende-se de norte a sul, desde a costa oriental do México até o centro da Bolívia, e de leste a oeste, desde São Luís do Maranhão até altitudes médias das vertentes orientais dos Andes. Como se vê, toda a política de valorização e desenvolvimento da Amazônia brasileira, desde a nossa independência, foi concebida e aplicada em função de interesses estranhos à região e ao próprio Brasil. Tal como se procede em relação aos ecossistemas florestais delicados, situados em países desenvolvidos (taigá siberiana, na URSS; floresta de sequóias, nos EUA), a hiléia brasileira deve ser mantida intacta, na quase totalidade de sua área. Somente em pontos dispersos, bem estudados e escolhidos, deve ser utilizada: solos de elição, boas vias de acesso aos mercados, jazidas minerais...
Palavras-chave: Amazônia;  ecossistema;  preservação ambiental;  política ambiental;  desenvolvimento sustentável
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 12. Consumo e produção responsáveis - Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.;  15. Vida terrestre - Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.
Observações/Notas: ISSN eletrônico: 2357-8017
ISSN impresso: 0034-9240
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3743
Aparece nas coleções:Revista do Serviço Público: de 1981 a 1990
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1983 RSP ano40 v111 n4 Out-Dez p.147-154.pdf1983 RSP ano40 v111 n4 Out-Dez p.147-1543.29 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.