Título: LEGOS: um modelo inovador para soluções de saúde em regiões em desenvolvimento
Instituição Responsável: Governo do Estado da Paraíba
Contato: Cláudia Veras
E-mail: ssmattos@gmail.com; claudia.veras@gmail.com
Telefone: (81) 98131-4848 / (083) 3218-7485
Endereço: Av. Dom Pedro II, 1826 - Torre - João Pessoa - PB
Local de implantação: Local de implantação::Nordeste::BR-PB:Paraíba
Data de Início da Implantação: 1-Out-2011
Data do prêmio: 2018
Objetivo: Geral: Reduzir os indicadores de morbimortalidade das crianças com cardiopatia no Estado através da implantação da estratégia LEGOS (Liderar e Empoderar Grupos para Otimizar Soluções) em parceria como Círculo do Coração. Específicos: 1. Qualificar recursos locais para garantir maior eficiência e resolutividade às demandas do sistema de saúde, implementando protocolos e soluções existentes e potencializando resultados a médio e longo prazo; 2. Implantar uma linha integral de cuidado a partir da triagem até o tratamento clínico cirúrgico e seguimento pós-operatório das crianças cardiopatas; 3. Estabelecer uma articulação de rede, capaz de modificar realidades locais a partir do empoderamento dos profissionais e co-responsabilidade dos pacientes;
Resumo: Para reverter um cenário de precariedade na atenção à saúde das crianças, o governo do estado da Paraíba implantou a Rede de Cardiologia Pediátrica (RCP), desenvolvida pela ONG Círculo do Coração, com a missão de levar, especialmente aos mais carentes, melhores serviços médicos, utilizando a telemedicina como abordagem inovadora e estruturando o atendimento de crianças cardiopatas. A prática estrutura a assistência à criança cardiopata dentro da filosofia LEGOS (Liderar e Empoderar Grupos para Otimizar Soluções). A RCP, implantada em 2011, compreende 21 maternidades e um hospital pediátrico e atende atualmente 96% dos nascidos no sistema SUS da Paraíba. A rede também promove a Caravana do Coração, uma ação promovida com profissionais de saúde e estudantes voluntários, que visita os municípios mais distantes, enfatizando a busca ativa de novos cardiopatas, a capacitação de profissionais locais e a promoção da saúde.
Assunto: Sistema Único de Saúde;  saúde infantil;  rede;  infraestrutura;  gestão pública;  Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 03. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
09. Inovação infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.
10. Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.
Dimensão da Prática: Social
Público-alvo: Crianças
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
Licença e Termos de Uso: Os responsáveis pelas práticas inscritas no Prêmio ODS Brasil autorizam, sem quaisquer ônus, a divulgação dos dados fornecidos no formulário de inscrição, e a inserção do projeto e divulgação em bancos de boas práticas. Esta licença permite que outros distribuam, adaptem ou criem obras derivadas, contanto que seja dado crédito pela criação original.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3607
Aparece nas coleções:Governos
Arquivos associados a este item:


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.