Título: Centro Municipal de Compostagem – Fábrica de Solos
Instituição Responsável: Prefeitura Municipal de Picuí/Paraíba
Contato: Fabiana de Fátima Medeiros Agra
E-mail: pmspas@uol.com.br; sec.agriculturapicui@gmail.com
Telefone: (83) 3371-2393 / (83) 3371-2373
Endereço: Rua Antonio Firmino, 348 - Bairro Monte Santo - Picuí - Paraíba.
Local de implantação: Local de implantação::Nordeste::BR-PB:Paraíba::2511400:Picuí
Data de Início da Implantação: 15-Fev-2017
Data do prêmio: 2018
Objetivo: - Coletar e transformar os resíduos orgânicos da cidade em composto orgânico; - Assegurar parceria institucional entre Prefeitura Municipal e IFPB, em ações de pesquisa e projetos de sustentabilidade socioprodutiva, com ênfase na agroecologia; - Recuperar áreas degradadas no município, utilizando o composto orgânico; - Diminuir os impactos ambientais da deposição de resíduos sólidos no aterro controlado municipal.
Resumo: O Centro Municipal de Compostagem - Fábrica de Solos - é uma iniciativa do município de Picuí, situado no alto sertão da Paraíba, que tem por objetivo o manejo sustentável dos resíduos sólidos recicláveis da cidade e sua transformação em solos férteis. A prática é desenvolvida em parceria com o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) – Campus de Picuí. O centro de compostagem recebe e tritura os resíduos coletados pelo serviço municipal, produzindo aproximadamente 10 toneladas de composto orgânico por mês, proporcionando uma destinação sustentável aos crescentes resíduos sólidos orgânicos descartados pela comunidade.
Assunto: resíduos sólidos;  manejo sustentável;  reciclagem;  sustentabilidade socioprodutiva;  Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 02. Fome zero e agricultura sustentável - Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.
04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
09. Inovação infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.
15. Vida terrestre - Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.
Dimensão da Prática: Ambiental
Público-alvo: Agricultores;  Agricultores Familiares;  Produtores rurais – médios;  Produtores rurais – pequenos
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
Licença e Termos de Uso: Os responsáveis pelas práticas inscritas no Prêmio ODS Brasil autorizam, sem quaisquer ônus, a divulgação dos dados fornecidos no formulário de inscrição, e a inserção do projeto e divulgação em bancos de boas práticas. Esta licença permite que outros distribuam, adaptem ou criem obras derivadas, contanto que seja dado crédito pela criação original.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3605
Aparece nas coleções:Governos
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GOV - Centro Municipal de Compostagem - Fábrica de Solos.pdf811.6 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.