Título: Entre planejamento e mercado: o caso da concessão da BR-163 MT
Autor(es): Almeida, Rodrigo Bonecini de
Contribuidor: Cardoso Jr., José Celso (Orientador)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/ TCC
Extensão/Indicação de Série: 49 p.
Data: Jun-2018
Detentor dos direitos autorais: Rodrigo Bonecini de Almeida
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Desenvolvimento Social
Planejamento Governamental
Resumo: A construção de infraestrutura rodoviária satisfatória não pode prescindir de uma atuação combinada de mercados e do poder público. Embora considerada fundamental para a integração territorial e para o desenvolvimento econômico, persistem perspectivas dicotômicas a respeito da distribuição de responsabilidades para o avanço de projetos de infraestrutura. O trabalho elabora sobre o caso do trecho da BR-163 em Mato Grosso para colaborar neste debate. A rodovia foi implantada nos anos 1970 como parte de um conjunto de políticas públicas orientadas a contornar a esparsa ocupação populacional e econômica do estado. Progressivamente, como fruto das políticas, do impulso da demanda interna e externa de grãos, e da modernização tecnológica do agronegócio, as áreas cultivadas e safras colhidas experimentaram forte expansão. A produção é majoritariamente destinada a portos e mercados consumidores no Sul e Sudeste, dependendo da infraestrutura de transportes, inclusive da BR-163 MT para o escoamento. O objetivo do trabalho é avaliar se o trecho da rodovia entre Sinop e a divisa com Mato Grosso Sul, sob concessão privada desde 2014, somente obteve condições de delegação à inciativa privada em consequência da pujança do agronegócio mato-grossense e do transporte dessa carga granel por veículos pesados.
Palavras-chave: rodovia;  concessão pública;  infraestrutura rodoviária;  planejamento;  mercado econômico
Objetivo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Planejamento e Estratégias de Desenvolvimento.
Público alvo: Especialistas e interessados em planejamento estratégico.
Contexto de aprendizagem: 360 horas
Observações/Notas: Especialização em Planejamento e Estratégias de Desenvolvimento, 1ª edição
Orientador: José Celso Cardoso Jr.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3535
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
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