Inclusão socioprofissional de mulheres em situação de vulnerabilidade social: variáveis para acompanhamento
Título: | Inclusão socioprofissional de mulheres em situação de vulnerabilidade social: variáveis para acompanhamento |
Autor(es): | Santos, Elenice dos Reis |
Contribuidor: | Jaccoud, Luciana de Barros (Orientadora) |
Editor: | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) |
Idioma: | Idioma::Português:portuguese:pt |
País: | País::BR:Brasil |
Tipo: | Monografia/ TCC |
Extensão/Indicação de Série: | 30 p. |
Data: | Jun-2018 |
Detentor dos direitos autorais: | Elenice dos Reis Santos |
Termos de uso: | Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original. |
Classificação Temática: | Desenvolvimento Social |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é identificar variáveis a serem consideradas no instrumento para acompanhamento sistemático e formação de banco de dados a fim de gerar indicadores referente ao trabalho extensionista de inclusão socioprofissional de mulheres em vulnerabilidade social no IFMT frente a necessidade de desenvolvimento socioeconômico local e regional, analisando a experiência do IFMT campus Alta Floresta com o PNMM, com o curso Cuidador de Idosos ofertado em 2014. O comportamento dos dados demonstra que as variáveis mais indicadas para acompanhamento / monitoramento de tais atividades são de escolaridade, de geração de renda e de território, entretanto, seu uso não deve se restringir apenas ao acompanhamento / monitoramento do programa mas também na promoção do acesso. Considerando o conceito de gênero de Kuchermann, Bandeira e Almeida (2015), pode-se afirmar que o programa cumpriu o seu objetivo de atender às mulheres, entretanto, as mulheres atendidas não se enquadravam no conceito de vulnerabilidade social de Kaztman (1999), a maioria das mulheres atendidas são servidoras municipais com ensino médio completo, ou seja, a escolaridade e a renda delas estão fora dos critérios considerados de pobreza e vulnerabilidade. E ainda pode-se afirmar que não foram utilizados critérios territoriais de Milton Santos (2002), a maior parte das mulheres moram em locais onde não há Centro de Referência em Assistência Social – CRAS, política pública localizada em regiões de vulnerabilidade social. |
Palavras-chave: | políticas públicas; mulheres; inclusão social; vulnerabilidade social; geração de renda |
Objetivo: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Planejamento e Estratégias de Desenvolvimento. |
Público alvo: | Especialistas e interessados em planejamento estratégico. |
Contexto de aprendizagem: | 360 horas |
Observações/Notas: | Especialização em Planejamento e Estratégias de Desenvolvimento, 1ª edição Orientador(a): Prof(a). Dr.ª Luciana de Barros Jaccoud |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3497 |
Aparece nas coleções: | Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Elenice dos Reis Santos.pdf | 689.54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.