Rede de cidadania financeira do Banco Central: o caso de Chapada Gaúcha
Título: | Rede de cidadania financeira do Banco Central: o caso de Chapada Gaúcha |
Autor(es): | Paula, Angela Aparecida Silva de |
Contribuidor: | Falcón, Maria Lúcia de Oliveira (Orientadora) |
Editor: | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) |
Idioma: | Idioma::Português:portuguese:pt |
País: | País::BR:Brasil |
Tipo: | Monografia/ TCC |
Extensão/Indicação de Série: | 36 p. |
Data: | Jul-2018 |
Detentor dos direitos autorais: | Angela Aparecida Silva de Paula |
Termos de uso: | Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original. |
Classificação Temática: | Desenvolvimento Social |
Resumo: | O presente trabalho se propôs a apresentar a Rede de Cidadania Financeira como estratégia adotada pelo BC para a disseminação de suas ações de educação financeira e a discutir a atuação dessa Rede como promotora ou apoiadora do processo de desenvolvimento local nas comunidades onde está inserida, estudando o caso de município de Chapada Gaúcha. No século XXI ocorreu a ascensão de milhares de brasileiros à classe média e à bancarização. O acesso ao Sistema Financeiro impulsionou o consumo e a abertura de negócios de pequeno e médio portes. Utilizar o SFN em um mercado com memória inflacionária, altas taxas de juros e sem conhecimento adequado levaria, inevitavelmente, ao endividamento das famílias. Seguindo as orientações da OCDE, o Brasil institui a Estratégia Nacional de Educação Financeira, da qual o Banco Central do Brasil faz parte e, como membro, desenvolve seus programas setoriais, dos quais fazem parte a Rede de Cidadania Financeira e o Programa de Formação de Facilitadores em Gestão de Finanças Pessoais (PFFGFP), estratégias utilizadas pelo BC para ganho de escala e capilaridade em suas ações de educação financeira. Concluímos que o fator primordial para o sucesso do Programa nesse município foi a sua inserção em uma política pública já existente e consolidada, nesse caso, a introdução da disciplina Cultura Empreendedora, Cooperativista e Financeira nas escolas municipais. Além disso, a forte influência e presença da cooperativa local contribuíram para os resultados alcançados neste município. |
Palavras-chave: | cidadania financeira; educação financeira; desenvolvimento local; cooperativismo; políticas públicas |
Objetivo: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Planejamento e Estratégias de Desenvolvimento. |
Público alvo: | Especialistas e interessados em planejamento estratégico. |
Contexto de aprendizagem: | 360 horas |
Observações/Notas: | Especialização em Planejamento e Estratégias de Desenvolvimento, 1ª edição Orientadora: Maria Lúcia de Oliveira Falcón |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3490 |
Aparece nas coleções: | Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Angela de Paula.pdf | Artigo principal | 1.18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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