Título: Redução da taxa de cancelamento de cirurgias através da otimização do processo assistencial
Autor(es): Brasil. Ministério da Educação (MEC). Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Endereço Eletrônico: http://inovacao.enap.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=260&Itemid=32
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Relato de Experiência
Extensão/Indicação de Série: Número de páginas: 6 p.
Data: Mar-2006
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais patrimoniais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc).
Classificação Temática: Inovação
Resumo: O Centro Cirúrgico do Hospital de Clínicas de Porto Alegre realiza em torno de 46 cirurgias diárias de média e alta complexidade. O cancelamento de cirurgias gerava insatisfação e prejuízo direto ao paciente. O processo assistencial cirúrgico não era informatizado, o que dificultava a tomada de decisão, por não dispor de dados fidedignos e abrangentes que mapeassem todos os eventos desse processo. Um trabalho rigoroso e detalhado de identificação das atividades, desde o atendimento ambulatorial do paciente cirúrgico até a realização da cirurgia, proporcionou a informatização do processo crítico, prevendo o registro das informações por quem realmente executa cada tarefa. O objetivo de subsidiar a tomada de decisão foi alcançado. O resultado principal esperado – reduzir a taxa de cancelamento de cirurgias – foi obtido. A solução desse desafio simplificou e agilizou os procedimentos, qualificou a assistência e humanizou o atendimento, refletindo diretamente na satisfação do paciente
Palavras-chave: Cirurgia;  Tomada de decisão;  Processos de trabalho;  Agilização de procedimentos;  Processo assistencial cirúrgico;  Satisfação;  Informatização;  Tecnologia da informação
Objetivo: A iniciativa tem por objetivo solucionar os cancelamentos de cirurgias que geravam insatisfação e prejuízos aos pacientes, conduzindo à melhoria na qualidade da assistência com atendimento mais humanizado refletindo diretamente na satisfação do paciente
Público alvo: Servidores públicos em geral
Observações/Notas: Iniciativa premiada no 10º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal sob responsabilidade de Sérgio Carlos Eduardo Pinto Machado, Presidente. Ações premiadas no 10º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal – 2005
Áreas temáticas: simplificação e agilização de procedimentos; melhoria dos processos de trabalho
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/341
Aparece nas coleções:Concurso Inovação: de 2001 a 2005 (6ª a 10ª edição)
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