Título: Palestra acessibilidade na comunicação
Autor(es): Machado, Rodrigo Abreu de Freitas
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Palestra
Extensão/Indicação de Série: 31 p.
Data: 22-Fev-2017
Detentor dos direitos autorais: Rodrigo Abreu de Freitas Machado
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Comunicação
Comunicação Pública
Resumo: A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) realizou, nesta quarta-feira (22) de 2017, a palestra Acessibilidade na Comunicação. A atividade foi ministrada pelo coordenador-geral de Acessibilidade da Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, do Ministério da Justiça e Cidadania, Rodrigo Abreu de Freitas Machado. Na abertura do evento, o presidente da Enap, Francisco Gaetani, ressaltou a importância da inclusão como agenda governamental: “Temos que construir uma sociedade pluralista e inclusiva. Se não houver iniciativa de incluir as pessoas com deficiência, muitas delas serão excluídas da sociedade”. Em sua apresentação, Rodrigo Machado abordou os temas Deficiência, o conceito social; O que é e para que serve a acessibilidade?; O que são barreiras?; O que a lei diz a respeito?; Recursos de acessibilidade na comunicação; Dicas de comunicação inclusiva; Acessibilidade em sítios eletrônicos; e E-mails acessíveis. Rodrigo Machado explicou que deficiência é o resultado da interação entre pessoas com impedimentos e as barreiras que impedem a plena e efetiva participação dessas pessoas na sociedade em igualdade de oportunidades com as demais pessoas. “A sociedade em que vivemos exclui muita gente que não se encaixa no ‘padrão’. Porém, todos nós somos diferentes, não existem homens e mulheres padrão”, disse. Ele ressaltou também que todas as pessoas se beneficiam da acessibilidade – não só aquelas com algum tipo de deficiência – mas que algumas dependem dela para a equiparação de oportunidades. “Acessibilidade é eliminar barreiras. Quando se eliminam as barreiras, a tendência é que se elimine a deficiência”, explicou.
Palavras-chave: acessibilidade;  comunicação;  pessoa com deficiência;  legislação;  comunicação inclusiva;  Internet
Observações/Notas: Sobre o palestrante – Rodrigo Abreu de Freitas Machado, servidor público, é arquiteto e urbanista formado pela Universidade de Brasília. Atua com o tema da acessibilidade há sete anos. Na Infraero, foi instrutor do curso de atendimento às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida em vários aeroportos da rede. Cursou Especialização em Audiodescrição, na Universidade Federal de Juiz de Fora/MG e, atualmente, é coordenador-geral de Acessibilidade da Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, do Ministério da Justiça e Cidadania.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3416
Aparece nas coleções:Fóruns, Encontros e Palestras
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Comunicação Inclusiva .pdfApresentação do coordenador-geral de Acessibilidade da Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, do Ministério da Justiça e Cidadania, Rodrigo Abreu de Freitas Machado.1.42 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.