Título: M-gov: uma inovação gerencial ou cidadã? - um estudo de caso dos aplicativos governamentais da justiça eleitoral
Autor(es): Borba Filho, Moizés Ferreira
Contribuidor: Carvalho, Davi Lopes (Orientador)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/ TCC
Extensão/Indicação de Série: 30 p.
Data: Mar-2018
Detentor dos direitos autorais: Moizés Ferreira Borba Filho
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão Pública
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a finalidade e utilização dos aplicativos governamentais, utilizando como recorte analítico o caso específico da Justiça Eleitoral com os aplicativos desenvolvidos para o último pleito eleitoral de 2016. A oferta de aplicativos móveis por organismos governamentais tem sido uma tendência em governo eletrônico nos últimos anos. A adoção desta ferramenta tecnológica como inovação na prestação de serviços públicos tem o potencial de ampliar os mecanismos de interação governo e sociedade e ao mesmo tempo pode contribuir para resultados mais eficientes da gestão governamental. A metodologia utilizada foi o estudo de caso e a coleta de dados foi baseada em análise documental, entrevistas semiestruturadas e análise de dados das lojas virtuais de aplicativos. Os resultados apontam para um direcionamento de aplicações voltadas para o cidadão, porém também se utilizou iniciativas de governo móvel para melhoria de fluxos de trabalho contribuindo para melhoria da gestão institucional.
Palavras-chave: atendimento ao cidadão;  governo móvel;  governo eletrônico;  governo digital;  aplicativo;  justiça eleitoral;  gestão pública;  gestão institucional;  cidadania;  prestação de serviços
Objetivo: Especialização em Gestão Pública - Gestão Organizacional e Inovação, 11ª edição
Público alvo: Especialistas e interessados em Gestão Pública
Contexto de aprendizagem: 420 horas
Observações/Notas: Trabalho de Conclusão de curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública – Gestão Organizacional e Inovação, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Gestão Pública.
Orientador: Prof. Msc. Davi Lopes Carvalho
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3401
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - MFBF - 08.04.pdfArtigo principal556.08 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.