Memória organizacional: um estudo da administração pública federal
Título: | Memória organizacional: um estudo da administração pública federal |
Autor(es): | Rabelo, Marina de Lima |
Contribuidor: | Batista, Fábio Ferreira (Orientador) |
Editor: | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) |
Idioma: | Idioma::Português:portuguese:pt |
País: | País::BR:Brasil |
Tipo: | Monografia/ TCC |
Extensão/Indicação de Série: | 30 p. |
Data: | Mar-2018 |
Detentor dos direitos autorais: | Marina de Lima Rabelo |
Termos de uso: | Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original. |
Classificação Temática: | Gestão do Conhecimento Gestão Pública |
Resumo: | O presente trabalho estuda a implantação de programas de memória organizacional em organizações da administração pública brasileira. Seu objetivo principal é responder a seguinte questão: quais as principais lições aprendidas e os desafios podem ser mapeados na implementação do projeto de memória organizacional? A partir desse questionamento, pesquisar os pontos comuns que tocam a institucionalização desses programas de gestão da memória com vistas a novas implementações, buscando modificar o olhar da gestão estratégica para com as organizações e os programas de memória. O estudo está dividido em três partes principais, além da introdução. Em um primeiro momento, discutimos os principais conceitos relativos à gestão do conhecimento tendo como perspectiva a noção de memória. Entender como pode ser construída a relação entre os servidores, por meio da memória individual até a memória coletiva, pareceu-nos o fundamental para a adesão ao programa de memória organizacional. Na parte seguinte, descrevemos a metodologia empregada para análise da bibliografia e dos dados levantados do estudo bibliométrico. Na terceira parte do estudo, apresentamos os resultados da pesquisa e a análise dos dados. Por último, avaliamos o desenvolvimento de todo o processo de trabalho, desde o projeto pesquisa até o resultado final deste texto. Como resultado, conseguimos elencar os principais facilitadores e as barreiras enfrentadas pelas organizações durante a implantação de programas de gestão de memória com vistas a apresentar algumas recomendações no sentido de incentivar a implementação de programas de memória organizacional pela administração pública. |
Palavras-chave: | memória organizacional; gestão do conhecimento; gestão da informação; Administração Pública Federal |
Objetivo: | Especialização em Gestão Pública, 11ª edição |
Público alvo: | Especialistas e interessados em Gestão Pública |
Contexto de aprendizagem: | 420 horas |
Observações/Notas: | Trabalho de conclusão de curso apresentado como parte dos objetivos necessários para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública. Orientador: Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3400 |
Aparece nas coleções: | Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC versão final - Marina de Lima Rabelo .pdf | Artigo principal | 1.03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.