Título: Conferências nacionais de saúde e processos participativos na administração pública federal brasileira
Autor(es): Ferrarezi, Elisabete
Oliveira, Mariana S. de Carvalho
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Endereço Eletrônico: http://casoteca.enap.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=14:conferencias-nacionais-de-saude-e-processos-participativos-na-administracao-publica-federal-brasileira&catid=6:estado-e-sociedade
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Estudo de Caso
Extensão/Indicação de Série: Número de páginas: 24 p.
Data: 2010
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais patrimoniais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc).
Classificação Temática: Estado e Sociedade
Controle Social
Resumo: Este caso aborda as Conferências Nacionais de Saúde (CNS) enquanto espaços institucionais legítimos de participação social que contribuem para a emergência de uma governança apoiada em cidadania mais engajada e ativa. O estudo de caso pretende fomentar o debate sobre a emergência de novos padrões de relação entre o Estado e sociedade, e sobre o avanço da resiliência nas organizações sociais e nas instituições públicas. Pretende também levantar os novos desafios colocados para os gestores públicos com a ampliação da participação e diversidade dos atores, além de maior especificidade das demandas, o que gera maiores dificuldades na obtenção de consensos e na eleição de prioridades. O caso pode ser aplicado em cursos que abordem temáticas relacionadas à participação social, redes sociais, governança, democracia e políticas públicas
Palavras-chave: Democracia;  Governança;  Participação Social;  Políticas Públicas;  Sistema Único de Saúde;  SUS
Observações/Notas: A nota pedagógica deste estudo de caso é de acesso restrito e exclusivo a professores e coordenadores de ensino cujos cadastros tenham sido autorizados pela coordenação da Casoteca de Gestão Pública. Se você é professor ou coordenador de ensino e deseja ter acesso à íntegra das notas pedagógicas que alguns estudos de caso possuem, solicite sua autorização de uso pleno no site da Casoteca de Gestão Pública, na opção “Cadastre-se” (http://casoteca.enap.gov.br/index.php?option=com_user&view=register&Itemid=14).
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/332
Aparece nas coleções:Casoteca: Estado, Governo e Sociedade
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