Conferências nacionais de saúde e processos participativos na administração pública federal brasileira
Título: | Conferências nacionais de saúde e processos participativos na administração pública federal brasileira |
Autor(es): | Ferrarezi, Elisabete Oliveira, Mariana S. de Carvalho |
Editor: | Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) |
Endereço Eletrônico: | http://casoteca.enap.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=14:conferencias-nacionais-de-saude-e-processos-participativos-na-administracao-publica-federal-brasileira&catid=6:estado-e-sociedade |
Idioma: | Idioma::Português:portuguese:pt |
País: | País::BR:Brasil |
Tipo: | Estudo de Caso |
Extensão/Indicação de Série: | Número de páginas: 24 p. |
Data: | 2010 |
Detentor dos direitos autorais: | Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) |
Termos de uso: | Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais patrimoniais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc). |
Classificação Temática: | Estado e Sociedade Controle Social |
Resumo: | Este caso aborda as Conferências Nacionais de Saúde (CNS) enquanto espaços institucionais legítimos de participação social que contribuem para a emergência de uma governança apoiada em cidadania mais engajada e ativa. O estudo de caso pretende fomentar o debate sobre a emergência de novos padrões de relação entre o Estado e sociedade, e sobre o avanço da resiliência nas organizações sociais e nas instituições públicas. Pretende também levantar os novos desafios colocados para os gestores públicos com a ampliação da participação e diversidade dos atores, além de maior especificidade das demandas, o que gera maiores dificuldades na obtenção de consensos e na eleição de prioridades. O caso pode ser aplicado em cursos que abordem temáticas relacionadas à participação social, redes sociais, governança, democracia e políticas públicas |
Palavras-chave: | Democracia; Governança; Participação Social; Políticas Públicas; Sistema Único de Saúde; SUS |
Observações/Notas: | A nota pedagógica deste estudo de caso é de acesso restrito e exclusivo a professores e coordenadores de ensino cujos cadastros tenham sido autorizados pela coordenação da Casoteca de Gestão Pública. Se você é professor ou coordenador de ensino e deseja ter acesso à íntegra das notas pedagógicas que alguns estudos de caso possuem, solicite sua autorização de uso pleno no site da Casoteca de Gestão Pública, na opção “Cadastre-se” (http://casoteca.enap.gov.br/index.php?option=com_user&view=register&Itemid=14). |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/332 |
Aparece nas coleções: | Casoteca: Estado, Governo e Sociedade |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Conferências Nacionais de Saúde.pdf | atualizado em 2017 | 1.19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Conferencias Nacionais de Saúde_Nota pedagogica.pdf | 180.75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.